Sonho Realizado: PMs participam de aniversário infantil

Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) participaram da festa de aniversário, de 9 anos, da pequena Alice Maria Gerolin, a pedido da menina. Com estas atividades, a PM se aproxima da comunidade, principalmente ao estreitar os laços entre crianças e policiais militares. 

A festa aconteceu na sexta-feira (18) em Pontal do Paraná, no Litoral. A ação policial foi voluntária e atendeu o desejo da criança de que policiais participassem de seu aniversário.

A pequena Alice Maria ganhou presentes dos policiais, como um boné da Polícia Ambiental e um botom da corporação. A menina demonstrou sua alegria e gratidão, entregando o primeiro pedaço do bolo a um policial.

Para o cabo Eduardo Camargo dos Santos, da 1ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, sediada em Paranaguá, este tipo de ação é um trabalho específico e importante. “As crianças se aproximam da polícia e aprendem sobre a importância da segurança pública, têm oportunidade de ouvir um pouco de nosso trabalho e conhecer alguns de nossos equipamentos, como a viatura”.

“Muitas vezes as pessoas usam a polícia para reprender as crianças, o que não é correto, pois estamos trabalhando para ajudar, e quando participamos de eventos dessa natureza, mostramos o contrário”, disse Santos. “Quando a criança vê um policial fardado ou uma viatura tem que saber que é um amigo e não inimigo. Não queremos que as crianças tenham medo de nós”.

A surpresa ocorreu após o pedido de Fernanda Gerolin, mãe de Alice e pequena empresaria na cidade, a um policial cliente de sua fábrica. Fernanda perguntou se havia uma forma de atender o pedido de sua filha, que sempre quis ser policial.

“Quando Alice vê os policiais nas ruas sempre gosta de tirar fotos, de abraçar e conversar. Então, desde pequena, gosta muito desta profissão. Perguntamos para ela qual tema queria para o aniversário e ela escolheu o policial”, contou Fernanda. “Este trabalho é muito importante, pois a maioria das crianças têm medo da polícia e este tipo de ação aproxima a criança do policial”, explicou.

Participaram da ação comunitária, o cabo Eleandro da Silva e o cabo Eduardo Camargo dos Santos, atuantes na Polícia Ambiental. “Muitas vezes, por meio de um gesto como este, que para nós não custa nada, inspiramos o futuro de uma criança”, projetou Camargo.

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Em Guarapuava, Energisa orienta clientes sobre avisos de manutenções na rede elétrica

Distribuidora envia comunicados por e-mail e SMS de clientes com dados atualizados

Você sabe quando a Energisa realizará algum serviço de manutenção na rede elétrica perto da sua casa ou comércio? Todas as vezes que precisa executar um serviço na rede elétrica que demanda uma interrupção no fornecimento da energia, a Energisa Sul-Sudeste tem o dever de informar os clientes que serão afetados antecipadamente. Hoje, esse aviso é feito por e-mail, SMS (mensagem de texto no celular), e via emissoras de rádios locais.

“A Energisa conta com um cronograma de obras e manutenções periódicas para reduzir a incidência de ocorrências de falta energia e garantir que a rede elétrica e todos os equipamentos estejam em perfeitas condições para levar energia de qualidade aos clientes”, contou o gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Alessandro Gomes.

Ele acrescenta que, assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substitui-los por novos e mais modernos antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura. “Graças à tecnologia, boa parte desses serviços é feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em ‘Linha Viva’, justamente para que o cliente não seja afetado com a interrupção da energia durante os serviços de manutenção”.

No entanto, há situações em que, por questões técnicas e de segurança, é necessário desligar a rede elétrica, então a Energisa tem o compromisso de informar os clientes com antecedência. Para os clientes de baixa tensão, os avisos são feitos por meio de rádios locais, site e aplicativo da concessionária, além da praticidade de o cliente ser avisado por e-mail e SMS.

“Para receber o aviso direto no seu e-mail ou celular, é indispensável estar com o cadastro atualizado aqui na Energisa. Ou seja, o titular da unidade consumidora precisa ter seus dados devidamente atualizados, inclusive o número de celular e endereço de e-mail, para que consigamos contatá-lo em caso manutenções programadas”, reforçou Alessandro.

O cliente que será informado sobre a data, horário de início e previsão do horário de finalização do serviço da Energisa na rede elétrica, que pode ser concluído antes do previsto. Dessa forma, ele poderá se programar para o horário da manutenção.

Alessandro explica que, mesmo com todo o planejamento, a rede elétrica pode ser afetada por intervenções externas como eventos climáticos severos (chuva e ventos fortes) e até acidentes de trânsito (colisões contra postes de energia). Nesses casos, a manutenção torna-se emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede.

“Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os colaboradores quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos para reduzir o tempo do desligamento”.

Cadastro em dia
A base de cadastro de clientes da Energisa traz informações importantes como CPF, endereço, telefone, celular, e-mail do titular a unidade consumidora. “Se o cliente mudou de casa, trocou o número de telefone ou passou a usar outro e-mail, infelizmente, não conseguimos enviar informações importantes como a de desligamento programado. É importante que as pessoas nos contatem e atualizem seus dados para que tenhamos acesso rápido e fácil a elas quando for preciso”, detalhou o gerente.

Ao atualizar o cadastro é importante informar, inclusive, se na residência mora alguém que dependa de aparelho de manutenção à vida ligado à energia. Isso porque, nas ocasiões de manutenção programada, esses imóveis são comunicados com antecedência mínima de cinco dias úteis. “Além disso, se houver uma interrupção causada por fatores externos, como colisão em postes ou eventos climáticos, tais residências têm prioridade no restabelecimento da energia”, acrescentou Rafael.

Atualize sem sair de casa!
Para atualizar o cadastro é bem simples: com os documentos pessoais em mãos, acesse um dos canais de atendimento da Energisa e informe que deseja atualizar o cadastro: