Somando 97% Micro e Pequenas Empresas são a força do comércio em Guarapuava

Presidente da ACIG garante que cidade é a bola da vez para investir

Dezembro, mês de referência de aumento das vendas no comércio. Com a injeção do 13º salário e as férias, naturalmente as vendas chegam a aumentar 30% comparados aos outros meses do ano.Partindo de uma dinâmica, e de uma transformação do mercado, impulsionado a partir do posicionamento do consumidor. A cada dia que passa, ele tem ditado as regras do comércio, independente da área de prestação de serviço.

Hoje em dia o consumidor está mais exigente comparado as outras épocas, e está exigência está em mais evidencia. Frente ás possibilidade, podemos observar essa interação virtual que o consumidor adquiriu.Em forma de comparação o cliente pode verificar se o produto é melhor, e se tem um valor acessível.

O mercado está regulado, os produtos são compatíveis em lojas físicas ou virtuais, apesar da linha de equivalência. Além disso, existe a oportunidade dos comerciantes e lojistas, de se atualizarem para as tendências, tanto comerciais quanto de tecnologia.

No quesito fidelizar, além de conhecer sobre os produtos, testar os mesmos antes da venda, o carro-chefe da fidelidade é um bom atendimento. O Presidente da ACIG, Eloi Mamcasz ressalta a importância do bom atendimento nos comércios o bom atendimento é primordial e faz diferença na hora do consumidor comprar, comenta.

Em Guarapuava, segundo o presidente, existem empresas com boas práticas, tanto em gestão quanto em treinamento, em contra partida, possuem empresas que ainda não estão completamente preparadas para toda a exigência do mercado.

Através de uma pesquisa sobre segmentos, feita pela Assessoria de Negócios e Planejamento (MARPLAN), apontou-se uma taxa elevadíssima de mal atendimento no comércio. Indicadores que agora estão se monitorando e começam a ter uma variação de melhora. Nesse momento a Associação Comercial de Guarapuava (AGIC), entra com capacitações e cursos para atendimento, postura profissional, vendas, liderança, gestão financeira, RH entre outros.

Com a criação do Programa Empreender, que tem o objetivo de reunir empresas do mesmo segmento, para discutir o mercado, aliando a questão de não ser inimigo, mais sim, parceiro que disputa o mesmo mercado. São discussões que levam a melhora do mercado em si.

Atualmente há seis núcleos constituídos: Jovem Empresário, Mulher Executiva, Salão de Beleza, Tecnologia e Informação, Mecânica e Multi setorial da Saldanha Marinho. Guarapuava hoje se consolida como polo de referência na saúde, educação, entretenimento e compras, acrescenta Eloi. Com tudo isso o lojista tem que trazer esse anseio de superar a expectativa do consumidor.

Cerca de 100 empresas são abertas por mês em na cidade, e os indicadores mostram que antes do preparo ideal para a abertura de uma empresa, em menos de dois anos a mesma vinha a fechar, e hoje esse quadro já diminuiu e teve melhora, apenas 25% das empresas fecham antes do esperado, e cerca de 75% das empresas se estabelecem.

Comparando os anos de 2013 e 2014, a visão do presidente quanto ao comercio guarapuavano, vem a afirmar o que já se esperava, um aumento de 7% há 10%. Já para o ano de 2015, as expectativas são as melhores possíveis, utilizando de datas que impulsionam as vendas, sendo elas o carnaval, páscoa, dia das mães, entre outras datas que existem ao decorrer do ano.

Quanto a mercado, Eloi comenta que os comerciantes de Guarapuava estão satisfeitos, e outros que vem de outras cidades para abrir sua empresa na cidade, dizem ser o melhor investimento. Fica claro, por muitas evidencias que Guarapuava é a bola da vez para se investir, finaliza.

Deixe um comentário

Semana começa com mais de 22 mil vagas de emprego disponíveis no Paraná

A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 6.753 oportunidades

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados iniciam a semana com a oferta de 22.218 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 6.753 oportunidades. Na sequência, aparecem as de magarefe, com 1.011 vagas, operador de caixa, com 950 e abatedor, com 645 oportunidades.

A região de Cascavel conta com o maior volume de postos de trabalho disponíveis (5.085), representando 22% de tudo o que o sistema Sine oferece no Paraná. São 1.407 vagas para auxiliar de linha de produção, 490 para magarefe, 402 para abatedor e 279 para operador de caixa.

A Grande Curitiba aparece em seguida em quantidade de ofertas, com 4.181, sendo 432 oportunidades para alimentador de linha de produção, 299 para operador de caixa, 185 para atendente de lojas e mercados e 185 para faxineiro.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta, além das vagas mais gerais, 48 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de auxiliar administrativo (cursando técnico ou superior em administração), com 4 vagas, e consultor de vendas (cursando superior em administração, gestão comercial ou áreas afins), também com 4 vagas disponíveis.

Nas demais regionais do Interior são destaques em volume de ofertas Londrina (2.642), Campo Mourão (2.132), Foz do Iguaçu (1.883) e Pato Branco (1.549).

Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 555 vagas, servente de obras, com 137, faxineiro, com 72 vagas, e motorista de caminhão, com 71 oportunidades.

Na região de Campo Mourão há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 876 oportunidades, magarefe, com 200, vendedor de comércio varejista, com 74 e abatedor, com 71. Em Foz do Iguaçu, os destaques são para alimentador de linha de produção (868), repositor de mercadorias (139), operador de caixa (94) e auxiliar de escritório em geral (75).

Na região de Pato Branco são ofertadas 422 vagas para alimentador de linha de produção, 98 para magarefe, 91 para operador de caixa e 50 para vendedor de comércio varejista.

Atendimento – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.

Confira as vagas disponíveis por regionais.