Saúde promove curso de socorristas para atendimento no Siate em três cidades

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, a partir do dia 2 de maio, um curso de socorristas para o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). São 144 vagas, sendo 120 para oficiais e praças do Corpo de Bombeiros do Paraná e 24 para outros órgãos e entidades civis do Estado. As inscrições já estão abertas e devem seguir até 20 de abril.

As aulas serão finalizadas em 31 de julho deste ano, seguindo as normativas da Portaria do Ministério da Saúde nº 2048/02.

Para participar do curso, os interessados devem procurar seu empregador, para que a instituição entre em contato com uma Regional de Saúde.

A iniciativa, por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, tem como objetivo fortalecer a atuação dos socorristas na atenção pré-hospitalar, primeiros-socorros e na prestação de atendimento ágil e seguro aos pacientes.

“Precisamos preparar os profissionais para as situações relacionadas ao trauma, com atendimento qualificado, regionalizado e com muita agilidade. São diversos os acidentes em que o Siate é acionado, desde acidentes de trânsito, com arma de fogo, soterramentos, entre outros”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Atendimento – A assistência ao parto e recém-nascido, traumatismos específicos – atendimento à vítima de queimadura, emergências psiquiátricas, atendimento inicial à vítima de trauma e sinais vitais são algumas das disciplinas que farão parte da capacitação.

O curso terá duas turmas em Curitiba, uma em Cascavel e uma em Londrina, com aulas presenciais e a distância. A carga horária é de 430 horas, sendo 149 horas de responsabilidade da Sesa, com aulas práticas. Outras 93 horas de aulas teóricas, e as demais horas, deverão ser preenchidas com as atividades previstas, como estágios em ambulâncias e visitas técnicas.

Esta é a segunda edição do curso neste formato. No ano passado, 114 bombeiros militares socorristas se formaram no treinamento para atuar em todo Estado nas ambulâncias do Siate. A intenção das secretarias que fazem parte do projeto é que cinco turmas sejam formadas por ano.

Siate – O Siate é um serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde e tem por missão atender às vítimas de acidentes, procurando dar socorro imediato adequado e condições ideais de transporte aos hospitais, a fim de evitar o agravamento das lesões e melhorar as chances de sobrevivência do acidentado.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).