Ricardo Prasel é ouro no Paranaense de Jiu Jitsu

Atleta conquistou mais medalhas em suas categorias (foto: divulgação)

Aconteceu, no final de semana, em Curitiba a primeira etapa do Campeoanto Paranaense de Jiu Jitsu, que contou com a participação do acadêmico de Educação Física da Faculdade Guairacá, Ricardo Prase. O representante guarapuavano subiu no lugar mais alto do pódio na categoria Super Pesado e no Absoluto.

O atleta vem de uma sequência forte, conquistando títulos em todos os Campeonatos Paranaenses, e mais uma vez, repete os resultados. Nessa primeira etapa foram cinco lutas disputadas, com quatro vitórias por finalização. Meus resultados vêm sendo muito bons, mantenho uma invencibilidade dentro da categoria nos Paranaenses e vencer por finalização tem um gosto especial para qualquer lutador, destacou Ricardo.

Ainda restam outras etapas do Campeonato Paranaense e Ricardo segue confiante. No próximo dia 12 de abril, o lutador irá participar do seu primeiro campeonato de Muay Thai, na cidade de Foz do Iguaçu, e em maio, participará da 2ª etapa do Campeonato Paranaense e do Campeoanto Brasileiro de Jiu Jitsu, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

Guarapuava promove ações educativas para estimular hábitos alimentares saudáveis nas escolas

Iniciativa valoriza alimentos do cotidiano e promove consciência alimentar desde a infância

A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Departamento de Alimentação Escolar, promoveu ações do projeto “Fome de quê?”, que incentiva a educação alimentar  nas escolas e CMEIs da rede municipal. Com o objetivo de estimular os hábitos alimentares mais saudáveis desde a infância, o projeto busca integrar alimentação e educação de forma mais interativa.

Por meio de atividades que estimulam os sentidos e curiosidade das crianças, o projeto transforma alimentos em instrumentos pedagógicos, promovendo reflexões sobre saúde, meio ambiente, cultura e hábitos alimentares. As atividades tiveram como foco dois alimentos simples: a cenoura e a cana-de-açúcar. Primeiro, as crianças exploraram diferentes formas de preparo da cenoura, possibilitando a ampliação do repertório sensorial e  estimulando a curiosidade das crianças.

Já com a cana-de-açúcar, a proposta foi aproximar as crianças do ciclo natural dos alimentos. Por meio de rodas de conversa, observação do crescimento da planta e vivência da moagem e degustação do caldo, os alunos puderam compreender, de forma prática e prazerosa, de onde vem o alimento e como ele se transforma.

A nutricionista e diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Patrícia Chiconatto Italiana, destaca a importância de iniciativas como essa na construção de hábitos saudáveis. “O projeto Fome de Quê também reforça a importância de compreender o caminho do alimento, desde sua origem até chegar à nossa mesa. Um exemplo disso é a cana-de-açúcar, cujo processo muitas vezes desconhecemos, conhecendo apenas o produto final.”

Essas experiências mostram que, com propósito educativo, é possível transformar alimentos do cotidiano em ferramentas educativas potentes. Além de promover o desenvolvimento sensorial, as ações fortalecem o vínculo com a natureza, valorizam a cultura alimentar e incentivam hábitos saudáveis desde cedo.