Requião Filho quer dividir lucros da Copel com consumidores

Protocolado, na última semana, o envio de expediente solicita que o Governo do Paraná destine parte do lucro líquido da COPEL para subsidiar a diminuição da tarifa de energia elétrica da população. O Estado é o principal acionista da empresa e, no entendimento dos parlamentares, a ideia é prever a destinação de 5% para composição de fundo, de forma a diminuir as tarifas de luz paga pelos paranaenses.

Requião Filho explica que a Copel comemorou recentemente lucro de R$ 5 bilhões, e o fundo que subsidiaria a redução da tarifa de energia elétrica corresponderia ao montante de pouco mais de R$ 247 milhões.

“O suficiente para ajudar a nossa população que ainda está sofrendo as consequências econômicas da pandemia. Não é possível que o Estado siga virando as costas para a população e beneficiando apenas acionistas estrangeiros que só visam lucro, e muitas vezes nem sabem onde fica o Paraná. Precisamos cuidar do que é nosso e ajudar quem realmente precisa”, apontou Requião Filho.

Deixe um comentário

Vem aí 7ª Conferência Municipal da Cidade em Guarapuava

Inscrições estão abertas até o dia 21 de abril e podem ser feitas online ou presencialmente no local do evento

Promovido pela prefeitura, Guarapuava se prepara para receber um dos eventos mais importantes do calendário municipal em 2025: a 7ª Conferência Municipal da Cidade, que ocorrerá no próximo dia 23 de abril. O encontro será realizado de forma presencial no Centro Universitário Guairacá, reunindo representantes do poder público, sociedade civil organizada, movimentos populares e cidadãos interessados em discutir os rumos do desenvolvimento urbano da cidade e do país.

Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência é uma oportunidade única de participação popular na formulação de políticas públicas que impactam diretamente a vida nas cidades.

Além de ser um espaço democrático e deliberativo, o evento é parte de um processo mais amplo, que prepara o município para a etapa estadual e, posteriormente, a nacional da Conferência das Cidades. Durante o encontro, serão discutidas propostas em três eixos principais — gestão estratégica, financiamento e articulação de políticas públicas — que poderão influenciar decisões em nível nacional.

“Essa conferência é fundamental para garantir que as decisões sobre o futuro urbano de Guarapuava sejam feitas com a participação de todos. Ela permite que propostas saídas daqui possam chegar à conferência nacional, ajudando a moldar políticas públicas em todo o país”, destaca o secretário de Planejamento e Urbanismo, Thiago Pfann.

Inscrições abertas

As inscrições estão abertas até o dia 21 de abril e podem ser feitas AQUI ou presencialmente no local do evento. Quem desejar participar como delegado(a) deve apresentar documentação específica, como Carta de Indicação da Instituição ou Carta de Recomendação, no caso de representantes de movimentos populares sem constituição jurídica.

Programação completa

08h às 08h30 – Credenciamento e Coffee Break

08h30 às 09h – Abertura Oficial

09h às 09h45 – Palestra

09h45 às 10h15 – Leitura e aprovação do regimento

10h15 às 12h – Divisão dos grupos temáticos e início das discussões

12h às 13h – Almoço

13h às 14h30 – Discussões por eixos temáticos

14h30 às 15h – Coffee Break

15h às 16h30 – Votação e homologação das propostas

16h30 às 17h30 – Eleição dos delegados para a etapa estadual

17h30 às 17h45 – Homologação dos delegados

17h45 às 18h – Encerramento

A conferência também será o momento de eleger os delegados que representarão Guarapuava na etapa estadual, além de formalizar até oito propostas que podem se tornar referência para políticas públicas locais e nacionais.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (42) 3142-1770, com Valéria Lustosa.