Com o crescimento acelerado de industrias e comércios, Guarapuava se destaca mais uma vez com suas pequenas empresas que se tornam cada vez mais, grandes negócios. Em meio ao encantador Vale do Jordão, nasce o Chopp guarapuavano, nasce há Choperia Jordana Bier.
Sonhada, idealizada e administrada há seis meses por Renato Mocellin Lopes, o Chopp da região de Guarapuava é produzido com qualidade, tanto em matérias-primas utilizadas, quanto nas tecnologias. Renato recebeu a equipe do Jornal Extra com exclusividade, e mostrou passo a passo como é produzido o Chopp Jordana, o Chopp guarapuavano.
Caneca personalizada com Chopp pronto para o consumo
Foto: Luca Soares/Jornal Extra
Renato afirma que o valor cobrado atualmente pelo seu Chopp, se justifica pela qualidade do produto, o qual é produzido com malte puro e sem conservantes. Outro ponto importante é que o Chopp Jordana não tem adição de outros complementos, como o milho, que causa sabores indesejáveis e uma má digestão muita das vezes.
O administrator ainda explica que algumas alterações no sabor da maioria dos Chopp que se encontram no mercado, se dão pelas logísticas de transporte mal feitas e pela má conservação em depósitos e câmaras frias, isso pode acabar alterando o produto.
O Chopp Jordana se sobressai pelo fato de ser transportado em pequenas distâncias. O meu produto é fresco, ele não passa pelo processo de viajar longas distancias para chegar ao cliente, ele sai da câmara fria e vai direto para o consumo, comenta.
Já para quem experimentou o Jordana uma única vez e já ficou fã, confirma que o produto guarapuavano é sim o rei do Chopp. Pra mim é o melhor da cidade, sem dúvidas, afirma Carlos Ferreira. Por outro lado quem comercializa o Chopp Jordana, afirma que o produto tem uma saída muito boa e rápida O guarapuavano gostou da qualidade do Chopp, se manter sempre assim, vai ser sempre esse sucesso, confirma Bruno Abramoski.
O empresário pensa em investir cada vez mais nesse tipo de produção, e garante que os guarapuavanos não vão se arrepender ao experimentar o produto e continuar consumindo a longo prazo. Quero fazer com que a população de Guarapuava pegue gosto pelo Jordana, e eu vou retribuir cada vez mais com qualidade, finaliza.
Renato Mocellin Lopes apreciando seu produto.Foto: Jéssica Rocha/Jornal Extra
Passo a passo da produção:
– Moer o malte.
– Junção da água com o malte.
– Aquecimento (controlado automaticamente na rampa de aquecimento).
– Separação do sólido do liquido (procedimento feito pela tina filtro).
– Fervura e adição de lúpulo.
– Fermentadores (juntamente com a levedura (fungos) são adicionados açúcar e oxigênio e após o procedimento isso se torna álcool e gás carbônico).
– Processo de fermentação (quatro dias para os fungos consumir o açúcar e produzir o álcool).
– Processo de maturação (em temperatura de zero grau, alguns componentes ainda são absorvidos, mais também haverá a eliminação de alguns compostos que a tornarão melhor.
– Processo de filtração.
– Armazenamento há zero grau.
– Envasamento nos barris que permanecem na câmara fria também há zero grau.
– Chopp Jordana pronto para o consumo.
Processo de produção do Chopp Jordana. Foto: Luca soares/Jornal Extra
Para a produção do Chopp, são usados lúpulo e dois tipos de malte, um produzido na região da Colônia Vitória e outro importado da Alemanha, ambos distribuídos pela Cooperativa Agrária. Para fazer 4.600 litros de Chopp Jordana são necessários 800 quilos de malte puro e o processo para o produto estar pronto para consumo, leva 15 dias.