Quase meio milhão de pessoas visitou a Itaipu em 2024

O passeio Itaipu Panorâmica continua sendo um dos mais populares. Estrangeiros de 128 países visitaram a usina

O Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela operação do turismo na Usina, divulgou nesta quinta-feira (02) os números referentes ao período de 2024. Nesse ano, foram 485.990 visitantes, sendo 37.363 moradores dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.

Dentre as atrações mais procuradas está o passeio Itaipu Panorâmica (329.424 visitantes). O tour de ônibus, de aproximadamente 1h10 de duração, contempla toda a área externa da usina, incluindo a avenida dos Condutos Forçados (Tubos brancos) e a Crista da Barragem. Também inclui dois pontos de paradas: Mirante Central e Mirante do Vertedouro.

Em segundo lugar, está o passeio Itaipu Especial (66.112 visitantes).

Os argentinos foram os visitantes estrangeiros de 128 países com maior presença (5.754), à frente dos chilenos (3.447), americanos (3.218), alemães (3.138) e chineses (3.080).

Para o gerente do CTI, Marcelo Giongo, o número de quase meio milhão de visitas atendidas em 2024 reforça o importante papel do Turismo Itaipu para o cenário turístico da cidade. “Esse resultado reflete o trabalho dedicado da nossa equipe e o compromisso em oferecer uma experiência única e inesquecível para cada visitante”, destacou.

Outros passeios organizados pela Itaipu incluem o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), visitado por 47.113 turistas em 2024; Itaipu Iluminada (26.788); Ecomuseu (15.597); Itaipu by Bike (362) e eventos em geral (253).

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Guarapuava promove ações educativas para estimular hábitos alimentares saudáveis nas escolas

Iniciativa valoriza alimentos do cotidiano e promove consciência alimentar desde a infância

A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Departamento de Alimentação Escolar, promoveu ações do projeto “Fome de quê?”, que incentiva a educação alimentar  nas escolas e CMEIs da rede municipal. Com o objetivo de estimular os hábitos alimentares mais saudáveis desde a infância, o projeto busca integrar alimentação e educação de forma mais interativa.

Por meio de atividades que estimulam os sentidos e curiosidade das crianças, o projeto transforma alimentos em instrumentos pedagógicos, promovendo reflexões sobre saúde, meio ambiente, cultura e hábitos alimentares. As atividades tiveram como foco dois alimentos simples: a cenoura e a cana-de-açúcar. Primeiro, as crianças exploraram diferentes formas de preparo da cenoura, possibilitando a ampliação do repertório sensorial e  estimulando a curiosidade das crianças.

Já com a cana-de-açúcar, a proposta foi aproximar as crianças do ciclo natural dos alimentos. Por meio de rodas de conversa, observação do crescimento da planta e vivência da moagem e degustação do caldo, os alunos puderam compreender, de forma prática e prazerosa, de onde vem o alimento e como ele se transforma.

A nutricionista e diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Patrícia Chiconatto Italiana, destaca a importância de iniciativas como essa na construção de hábitos saudáveis. “O projeto Fome de Quê também reforça a importância de compreender o caminho do alimento, desde sua origem até chegar à nossa mesa. Um exemplo disso é a cana-de-açúcar, cujo processo muitas vezes desconhecemos, conhecendo apenas o produto final.”

Essas experiências mostram que, com propósito educativo, é possível transformar alimentos do cotidiano em ferramentas educativas potentes. Além de promover o desenvolvimento sensorial, as ações fortalecem o vínculo com a natureza, valorizam a cultura alimentar e incentivam hábitos saudáveis desde cedo.