Campanha Guarapuava Imunizada anuncia que 99% da população adulta está vacinada.
Rafael Natan Ribas, de 23 anos, foi uma das centenas de pessoas que receberam a 1ª dose da vacina contra à Covid-19, nesta segunda-feira (20).
“Consegui vir só hoje, no último dia. Mas estou muito feliz que tomei a vacina, a melhor escolha é se prevenir contra o vírus”, comentou ele.
O dia foi reservado para a última repescagem da aplicação de 1ª dose em pessoas com 18 anos ou mais. Com isso, Guarapuava atingiu 73% da população geral da cidade protegida com, ao menos, a primeira dose.
No total, são 133 334 pessoas, atingindo 99,4% do público adulto estimado pela campanha. “Esperei muito por este momento. Agora é esperar a segunda dose para ficar totalmente imunizada e torcer para tudo voltar ao normal logo”, destacou Leidiane Belém, de 20 anos.
Quem não tomou a vacina contra a Covid-19, até o momento, deve aguardar nova remessa de 1ª dose pelo Ministério da Saúde e procurar as tendas para tomar junto com os outros públicos futuramente anunciados (adolescentes, por exemplo).
A campanha Guarapuava Imunizada, iniciada no dia 19 de janeiro, nesta semana, seguirá com o foco na aplicação de segundas e terceiras doses. Uma live será realizada nesta terça-feira (20), às 11h, pelas redes sociais da prefeitura para dar mais detalhes sobre as próximas ações.
“Estamos muito felizes. É uma conquista finalizar a aplicação prioritária em toda a população adulta e, a cada dia, complementar a aplicação das doses de reforço.
Mas a campanha ainda terá novas etapas e mais desafios até conseguirmos imunizar completamente os guarapuavanos”, comemorou Chayane Andrade, coordenadora da Campanha.
Segunda dose
A aplicação de segundas doses segue em 11 Unidades Básicas de Saúde (área urbana e distritos) e nas tendas de vacinação. Até o momento, 72.832 pessoas tomaram a dose de reforço.
Terceira dose
Inicialmente a dose de reforço será destinada a pessoas com 70 anos ou mais e imunossuprimidas. Para receber a terceira dose, é necessário ter tomado a segunda dose há, pelo menos, 6 meses.
A aplicação será iniciada nesta quarta-feira (22), na Central de Vacinação.