Sabemos que existem inúmeros fatores que garantem a qualidade de uma instituição de ensino, principalmente no dia a dia de uma sala de aula, onde o educador se faz presente, interagindo e oportunizando a construção de conceitos por seus alunos, isso tem uma importância significativa no processo educativo. E assim, se conclui que há Professores e professores:
Há aqueles que não passam de comerciantes da educação. Dão suas aulas como quem se desincumbe de pesado fardo, pensando no valor que recebem no final do mês. Há os indiferentes que dão aula de forma maquinal, não se esforçam nem para sair da mesmice, que os alunos já não suportam mais.
Há aqueles que são o exemplo vivo da deseducação. Sentam-se na mesa, gritam para serem ouvidos, esmurram a mesa ou o quadro para chamar a atenção dos educandos.
Há também os que não usam a criatividade para buscar o aperfeiçoamento pessoal.
Ser professor, no verdadeiro sentido da profissão é ajudar a formar cidadãos de bem. É conhecer o aluno e procurar extrair o que ele tem de melhor, ajudando-o a reformular o que tenha que ser repensado. É jamais se conformar com os desafios, por mais imponentes que sejam; É muito mais do que passar teorias e conceitos. É edificar pelo próprio exemplo.
É romper com modelos ultrapassados de incutir na cabeça do educando formulas prontas. É incentivar a criatividade, permitindo o surgimento de mentes mais preparadas para a construção de um mundo novo onde não haja hipocrisia, nem para asubjugação dos mais fracos. Por isso a profissão de educadoe é uma das mais nobres e também de grande responsabilidade.
Assim, desejamos que esse ano de 2015, seja diferente, que além de tudo o que já foi mencionado a cima, você seja um profissional formador, reflexivo, empreendedor, responsável socialmente pela formação de cidadãos metacompetentes, ou seja, aquele que vai além da competência, buscando inovar e inovar-se.
Gilmar Duarte Ribeiro Bueno, Prof Me Doutorando em Direção e Administração de Empresas
Eliete Viero de Lima Bueno, Pedagoga Especialista em Psicopedagogia e Gestão Educacional