Professor da Unicentro tem projeto aprovado pelo Universidade Sem Fronteiras

Proposta, aprovada pelo USF, propõe resgatar imagem de bairro da cidade

O Universidade Sem Fronteiras, programa estadual de apoio à extensão universitária, divulgou a lista dos projetos aprovados em todas as instituições públicas de ensino superior do Paraná.

Entre as proposições aprovadas, está a do professor Eduardo Yuji Yamamoto, do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, com o projeto 'Morro Alto vai ao cinema'. De acordo com Yuji, o objetivo é trabalhar, especificamente, nesse bairro de Guarapuava para promover nele transformações locais.

A ideia é oferecer oficinas, capacitar pessoas daquela região para que elas possam produzir obras, como filmes ou documentários, e consolidar o Morro Alto como referência na cidade para projetos audiovisuais e, a longo prazo, melhorar a autoestima de seus moradores”, diz Yamamoto.

Segundo o professor, os projetos de extensão são a melhor maneira de a universidade chegar a locais de grande necessidade social. “O objetivo é romper com a imagem do bairro [Morro Alto] como lugar de criminalidade. Os participantes vão fazer vídeos que contradizem a imagem que a mídia local faz do bairro”, destaca Yuji.

Ainda segundo o professor, quando a universidade vai para determinado local, ela leva não só uma mão de obra capacitada, mas, por meio desses projetos, acaba promovendo melhorias nas condições sócio- culturais da cidade. Eu acredito que é fundamental a ação da universidade na melhoria, na recuperação, tanto da autoestima, quanto da infraestrutura urbana nesses locais”, acrescenta.

Além do professor Eduardo Yuji (coordenador geral) participam do projeto, que começa em abril de 2015, os professores Francismar Formentão, Anderson Costa, Luiz Henrique Ilkiu Vidal, o acadêmico de jornalismo André Luiz Justus Czovny e o Padre Itamar Abreu Turco, pároco do bairro e líder comunitário.

Deixe um comentário

UniGuairacá lança curso de Medicina com agradecimento ao apoio político de Zeca Dirceu

Deputado federal foi peça-chave para a autorização do curso junto ao Ministério da Educação

Na manhã desta sexta-feira (11), o Centro Universitário Guairacá (UniGuairacá), em Guarapuava, oficializou a chegada do tão aguardado curso de Medicina. A solenidade de lançamento foi marcada por um tom de celebração, reconhecimento institucional e agradecimento ao empenho político do deputado federal Zeca Dirceu, que teve um papel importante para viabilizar a autorização do Ministério da Educação (MEC).

“A UniGuairacá é merecedora dessa conquista. Guarapuava, cada um dos municípios da região, nossas instituições hospitalares, todos são merecedores. Para mim é uma honra muito grande fazer parte dessa luta, dessa história, dessa conquista que se consolida em benefício do nosso povo”, declarou o parlamentar.

Durante o evento, o reitor da UniGuairacá, professor Juarez Matias Soares, destacou a atuação direta do parlamentar na defesa do projeto. “O Zeca me disse: ‘Faça a tua parte tecnicamente, que a minha parte política eu faço’. E fez. O que mais me impressionou foi ver que ele não mandava assessores; ele mesmo ia pessoalmente aos ministérios. De vez em quando eu recebia uma fotografia dele: ‘estou aqui na secretaria tal do Ministério da Saúde’, e estava lá. Isso é lealdade. E a minha condição é ser leal a você, Zeca, porque uma das maiores virtudes do ser humano é a lealdade e a gratidão”, declarou.

O curso de Medicina da UniGuairacá foi oficialmente autorizado pela portaria nº 225, publicada no início de abril e assinada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Abramo. A instituição passa a oferecer 49 vagas anuais para o curso, que se somam às já existentes na região, ofertadas pela Unicentro e pela Campo Real, ampliando a formação de médicos no centro-oeste do Paraná.

Para Zeca Dirceu, a conquista é fruto de uma luta coletiva e de uma política voltada às necessidades da população. “A gente sabe e tem clareza que, lá na ponta, isso vai ter um resultado. Isso vai impactar a vida das pessoas e vai melhorar a vida da nossa gente”, afirmou o deputado durante a cerimônia.

Resposta à demanda popular

Zeca também lembrou que desde 2011 preside, em Brasília, a Frente Parlamentar Nacional pela Ampliação dos Cursos de Medicina, e que desde 2013 vinha defendendo a criação do curso na UniGuairacá. “A instituição tem cursos da área da saúde bem avaliados, trabalho social consolidado e parceria com o SUS. Isso está alinhado com o projeto do presidente Lula, que retomou o Mais Médicos e tem incentivado a criação de novos cursos no país”, completou.

Além da UniGuairacá, o Paraná será contemplado com novos cursos de Medicina em outras cidades, como Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Paranavaí, Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho. O objetivo, segundo o deputado, é suprir a carência de profissionais da saúde em regiões que enfrentam dificuldades para garantir atendimento à população.

“A gente é cobrado todos os dias por mais saúde, por atendimento mais rápido, por qualidade no SUS. E essa é uma resposta real. Com esse curso, vamos formar médicos que farão residência aqui, nos nossos hospitais, atendendo nossa gente e fortalecendo o sistema regional”, concluiu Zeca Dirceu.