Portal do Detran para recursos de infração, suspensão ou cassação da CNH

Cidadãos que necessitem dos serviços na área de infrações, como identificação de condutor, defesa de autuação, recursos de multa, defesa e recurso de suspensão do direito de dirigir e defesa de recursos de cassação da carteira nacional de habilitação (CNH), podem fazê-los diretamente por meio do portal do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

O efeito suspensivo é o que tira o efeito da eficácia da sentença expressa, ou seja, a condição da CNH do usuário é considerada normal até que seu recurso seja julgado.

“Muitos usuários ainda enviam seus recursos por meio postal, que tem toda a questão do tempo da correspondência chegar e ser protocolada aqui, o que faz com que o cidadão não tenha muito tempo de efeito suspensivo”, disse o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita. “Protocolando pelo portal, assim que é enviado, o efeito suspensivo já está valendo”.

O portal visa otimizar os serviços do Detran, dando maior comodidade e atendimento à população paranaense. Entre as vantagens destes serviços por meio do portal, em vez de utilizar o meio postal, estão a economia de deslocamento e gasto com os serviços de postagem; contribuição para a desburocratização do serviço público; e fortalecimento do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que tragam maior eficiência e segurança aos processos.

O serviço pode ser utilizado por pessoas físicas, jurídicas, locadoras, transportadoras, assessorias de trânsito, escritórios advocatícios, entre outros. Para seguir com os protocolos online, deve-se ficar atento aos documentos exigidos, lembrando que os arquivos devem estar salvos em extensão PDF.

Documentos – Cada serviço requer uma documentação diferenciada, por isso o cidadão deve prestar atenção a cada uma delas. Os documentos devem estar salvos no computador, antes da abertura do processo, para facilitar o anexo na hora da abertura do protocolo.

Além disso, o portal também disponibiliza imagens dos documentos relacionados aos processos administrativos de suspensão e cassação da CNH, possibilitando em um único ambiente a consulta e emissão dos documentos.

Desta forma, os usuários não precisam mais se deslocar até uma unidade do Detran para solicitar cópia da imagem dos Avisos de Recebimento (AR); carta de notificação ou imposição dos processos de suspensão e cassação da CNH; protocolos e pareceres com resultado de defesa e recursos (se disponíveis em formato digital); e histórico de pontuação.

Deixe um comentário

Guarapuava recebe o primeiro encontro internacional de Harley-Davidson

Mais de 100 pessoas do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia marcaram presença no evento

O Primeiro Encontro Internacional de Harley-Davidson, realizado de sexta a domingo (28 a 30), movimentou o final de semana em Guarapuava, com a participação de motociclistas e turistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Participantes do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, e diversas regiões do Brasil, incluindo o Paraná, São Paulo e Mato Grosso, se reuniram na cidade para celebrar a paixão pelas icônicas motocicletas da Harley-Davidson, promovendo uma verdadeira troca cultural e de experiências entre os presentes.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos. O secretário, Álvaro Grummt ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo local.

“Guarapuava se apresenta hoje ao mundo com uma grande oportunidade de crescimento no turismo. Receber visitantes de tantos lugares diferentes mostra que nossa cidade está no caminho certo para se tornar um polo turístico da região”, declarou o secretário.

Durante o evento, as ruas se encheram de motocicletas, e os participantes aproveitaram a oportunidade para explorar os encantos de Guarapuava e conhecer melhor sua cultura e hospitalidade.

“É uma enorme satisfação ver nossa cidade sendo palco de um evento tão grandioso. Guarapuava tem muito a oferecer, e estamos muito felizes em poder mostrar isso para os visitantes”, afirmou o presidente do Moto Club Lobo Bravo MC e organizador do evento, João Lucas Zanette.