Pesca de espécies nativas está proibida até fevereiro no Paraná

O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, informa que começou no dia 1º de novembro o período de restrição à pesca de espécies nativas no Paraná – a Piracema. A determinação deve ser cumprida até 28 de fevereiro de 2022.

São protegidas todas as espécies nativas do Estado, como bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva – pois é durante esse período que a maioria delas se reproduz.

Considerando o comportamento migratório e de reprodução, a pesca é proibida na bacia hidrográfica do Rio Paraná, que compreende o rio principal, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água inseridas na bacia de contribuição do rio.

A restrição é orientada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pela Instrução Normativa nº 25/2009, há mais de 10 anos.

Não entram na restrição as espécies consideradas exóticas, que foram introduzidas no meio ambiente pelo homem, como bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo, além de híbridos, que são organismos resultantes do cruzamento de duas espécies.

Multas – Quem for flagrado pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria será enquadrado na lei de crimes ambientais.

A multa é de aproximadamente R$ 700,00 por pescador e mais de R$ 20,00 por quilo de peixe pescado. Além disso, os materiais de pesca, como varas, redes e embarcações, poderão ser apreendidos. O transporte e a comercialização também serão fiscalizados.

Competições – Durante o período, são proibidas, também, competições de pesca, como torneios, campeonatos e gincanas. Somente são permitidas as competições em reservatórios, visando a captura de espécies não nativas e híbridos.

Fiscais do IAT e da Polícia Ambiental vão reforçar as ações de fiscalização em todo o Estado. Aos infratores serão aplicadas às penalidades e sanções previstas na Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; no Decreto n° 6.514, de 22 de julho de 2008; na Lei n° 10.779, de 25 de novembro de 2003; e demais legislações específicas

Deixe um comentário

Itaipu entrega 12 veículos a órgãos públicos e instituições sociais do Paraná

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, essas doações contribuem para a sociedade e ajudam instituições que não teriam condições de adquirir um veículo

A presidente da Associação de Proteção aos Animais Amigo Peludo, Sandra Aparecida Zotovici, já estava feliz ao saber que seria uma das 12 associações e órgãos paranaenses contempladas para receber veículos da frota da Itaipu Binacional nesta sexta-feira (14), em cerimônia realizada no Centro Executivo da empresa, em Foz do Iguaçu (PR). São automóveis de diferentes modelos, em bom estado de conservação, que não serão mais utilizados em atividades na usina. No entanto, Sandra se emocionou mesmo ao conhecer de perto a caminhoneta Chevrolet S10 CD 4×2, o primeiro veículo próprio da associação. “Eu fiquei muito feliz ao ver que a caminhonete veio com a caçamba fechada. Isso vai ser ótimo para transportar os animais, especialmente em dias de sol ou chuva, garantindo que eles estejam seguros e confortáveis”, explicou.

Entre as entidades beneficiadas também está a Associação Cultural Beneficente Nossa Senhora de Sião, de Maringá. Vilma Aparecida Meirote, presidente da instituição, comemorou a doação e destacou a importância do veículo para o trabalho da entidade, que atende pessoas com HIV/AIDS, crianças e idosos. “O carro vai ser importantíssimo para nós, pois facilitará o transporte de mercadorias e a participação em eventos, como feiras e festas, que são fundamentais para a nossa sustentabilidade”, explicou Vilma. A associação, que atende cerca de 250 pessoas, depende de doações e eventos beneficentes para manter suas atividades.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou justamente a importância social da ação. “Esses veículos são repassados para entidades que contribuem para a sociedade, realizando nossa missão de compromisso socioambiental. Ao invés de gerar receita para a Itaipu, eles continuam a fazer a diferença na vida das pessoas, apoiando instituições sérias, que trabalham para o bem da comunidade”, esclareceu.

A Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial dos Agricultores Familiares do Território Noroeste (Coafnor), de Paraíso do Norte, abrange cinco municípios e conta com 161 cooperados. Ela foi mais uma das contempladas com as doações. A cooperativa atua nas áreas de hortifruti, leite e panificados, atendendo parte do território noroeste, Paranavaí, Maringá e Cianorte. A cooperativa participa de pregões e licitações para fornecer seus produtos, que incluem leite, café, iogurte, suco, pães recheados, bolachas e biscoitos, e busca resgatar a “comida de vó”, oferecendo produtos caseiros e de qualidade.

A doação do veículo será fundamental para a cooperativa, que precisa transportar produtos entre os cinco municípios que atende. “Esse carro vai ajudar bastante, melhorando a capacidade de entregas nos cinco municípios onde trabalhamos. Atualmente, temos duas Fiorinos para fazer essas demandas, mas a caminhoneta virá para complementar e melhorar ainda mais esse fluxo, que estava bem apertado”, comemorou Tânia.

Estiveram presentes na cerimônia o diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone; o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benitez; o superintendente de Serviços Gerais, Henrique Masson, e representantes da Diretoria Administrativa e da Assessoria de Responsabilidade Social da Itaipu.

Associações e instituições contempladas

As associações contempladas foram a Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial dos Agricultores Familiares do Território Noroeste – Coafnor, de Paraíso do Norte; o Instituto Rios de Preservação Ambiental e Promoção Humana, de Loanda; o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo do Paraná, de Curitiba; a Associação Cultural e Beneficente Nossa Senhora de Sião, de Maringá; o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação, de Foz do Iguaçu; a Prefeitura Municipal de Sarandi; o Rotary Club de Francisco Beltrão; a Prefeitura de Mandaguaçu; a Associação de Proteção aos Animais Amigo Peludo (APAAP), de Foz do Iguaçu; a Prefeitura Municipal de Boa Vista da Aparecida; o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Marinha do Brasil.