Políticos estão de olho nesse importante colégio eleitoral virtual
De olho nessa bela massa eleitoral, políticos brasileiros querem usar e abusar do instrumento que, segundo especialistas, será o grande veículo de comunicação das próximas eleições.
Para conquistar uns votinhos, de comunidade tão importante, os pré-candidatos estão dispostos a tudo. Até aprender táticas que possam ajudá-los a converter seguidores em votos. Para isso, os postulantes a algum cargo público têm procurado especialistas em rede para montar verdadeiros bunkers virtuais.
Em Guarapuava, a ala jovem de um importante partido, em conversa com o Extra, revelou que pretende fazer da sua comunidade virtual uma verdadeira 'rede para pescar' eleitores para seus candidatos.
Os 'cibercabos-eleitorais' do partido já possuem algumas técnicas para transformar o universo de Zuckerberg em um reduto eleitoral. Porém, pretendem aprimorá-las aprendendo com especialistas no assunto.
A primeira a ensinar táticas eleitorais, na rede, foi a 'expert' Katie Harbath. Nada mais, nada menos que a especialista global em campanhas políticas, do Facebook. Ela esteve em Brasília e fez o primeiro treinamento para políticos e assessores.
Segundo a especialista, os políticos brasileiros já têm essa informação e precisam de orientação de como utilizar melhor essa ferramenta. A maioria dos candidatos já tem perfil no Facebook. O Brasil tem 83 milhões de usuários. E o Facebook é o lugar onde os eleitores estão.[o Face] Será a ferramenta-chave dessas eleições, e os candidatos têm consciência disso, disse Harbath.
Uma rede social bem utilizada é um bom instrumento para angariar votos. Saber utilizar a maior rede social do mundo, em seu favor, é o sonho de todo político. Transformar o Facebook em um 'palanque digital' é um desejo antigo dos políticos brasileiros.
No Brasil, 52 milhões de usuários entram na rede social, diariamente, entre oito e 23 horas. A maioria é de jovens: 54% têm entre 15 e 34 anos, e uma ligeira maioria (50,6%) é de homens. De acordo com Harbath, política foi o segundo assunto mais comentado na rede, em 2013, perdendo, apenas, para o papa Francisco.
As publicações com fotos, apontam os especialistas, rendem mais curtidas e compartilhamentos do que aquelas que só têm texto. Outra dica é que os internautas respondem bem a imagens e notícias de bastidores.
Outra prática, apontada, é aproveitar o potencial interativo que o meio oferece, perguntando a opinião dos seguidores sobre o assunto de um post. Os selfies de políticos sozinhos ou com amigos, aliados ou familiares, também, são bastante populares entre os internautas, que gostam de ver registros descontraídos de seus representantes.
Só lembrando que, muitas vezes, esses registros (selfies e tudo mais) podem ser um 'tiro no pé'. Os especialista, é claro, vão alertar seus queridos clientes. No mais, é partir para o corpo a corpo, ou melhor, o 'face to face' e 'fisgar' o eleitorado na rede.