Os novos equipamentos, adquiridos pela Prefeitura de Guarapuava, são conhecidos como semáforos inteligentes, e calculam o tempo de abertura e fechamento dos fluxos, conforme os horários de maior trânsito nas vias.
De acordo com a engenheira civil da SURG, Maria de Fátima Werneck Lange, o fluxo dos veículos será controlado por uma central de monitoramento no Guaratran. Lá, as informações serão processadas automaticamente por computador e a programação do tempo será retransmitida aos semáforos, em tempo real.
Com esse monitoramento vamos acompanhar, em tempo real, a movimentação dos veículos nos locais que podem gerar congestionamento no trânsito, comenta a engenheira ao explicar que, um controlador de tráfego acompanha as operações na central do Guaratran, mas só intervém em casos emergenciais como acidente de trânsito ou veículo quebrado na via.
Se qualquer anomalia prejudicar o processamento dos dados, o sistema envia para os semáforos uma programação com base na média das últimas semanas durante o mesmo dia e horário, finaliza a engenheira.
Com: assessoria da Prefeitura de Guarapuava