No Paraná, mais de 114 mil podem ter o título de eleitor cancelado

Mais de 114 mil eleitores paranaenses podem ter o título cancelado pela Justiça Eleitoral por não terem votado, nem justificado a ausência nas últimas três eleições (sendo cada turno considerado uma eleição). Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que a partir de hoje, passou a publicar as listas de cidadãos que estão em situação irregular. Em todo o País, um total de 2.645.785 eleitores foram identificados como faltosos pela Justiça Eleitoral e poderão ter o título cancelado caso não regularizem sua situação no período de 7 de março a 6 de maio. Os cartórios eleitorais disponibilizarão ao público as relações contendo os nomes e os números dos títulos desses cidadãos. As informações são do Bem Paraná.

Enquanto não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, o eleitor estará sujeito a uma série de sanções, como não poder tirar passaporte ou carteira de identidade; fazer concurso ou ocupar cargo público, renovar matrícula no ensino público, ou obter certidão de quitação eleitoral.

Segundo o cronograma, a Justiça Eleitoral cancelará, no período de 17 a 20 de maio, as inscrições dos eleitores que não tiverem regularizado sua situação até a data-limite estabelecida. Enquanto os cancelamentos estiverem sendo efetuados, não serão feitas atualizações no cadastro eleitoral.

A partir do dia 21 de maio, as atualizações cadastrais serão retomadas, e a Justiça Eleitoral divulgará, a partir do dia 24 do mesmo mês, as relações contendo os nomes dos eleitores e os números dos respectivos títulos cancelados por ausência aos três últimos pleitos.

Deixe um comentário