Não estamos preparados!

Recentemente, em uma entrevista de televisão, fui criticado porque não poderia ter falado sobre doenças infectocontagiosas da maneira como me coloquei. Minha entrevista não foi ao ar, pois foi considerada agressiva e não conservadora.

Então significa que para o povo pensar que o país é uma maravilha precisamos ser conservadores?

Conservadores a ponto de dizer que estamos preparador para atender uma epidemia de Ebola, ou qualquer outro surto infeccioso que acontece por aí? Gripes, meningites, infecções por microorganismos multirresistentes? Ta na cara que não estamos preparados.

Tenho um pouco de experiência em controle de infecção. Como enfermeiro, conheço a realidade hospitalar e como cidadão acompanho todos os dias a realidade da saúde pública.

Quero dizer que diante da proporção como essa doença atingiu os países da África, uma vez que indivíduos comecem a adoecer no Brasil, não apresentaremos condições nenhuma para evitar que milhares de pessoas morram.

Não teremos recursos humanos para atender doentes em massa …Profissionais que também morrem se não estiverem submetidos a proteção adequada. Não teremos recursos materiais…Ou será que haverá equipamento de proteção individual adequado e em quantidades suficientes?  Não teremos estruturas físicas…Onde isolaremos doentes adequadamente?

O que acontece no Brasil é o seguinte: se falarmos que está tudo sob controle a população simplesmente não se cuida, não se protege dos aglomerados de pessoas, não lavam suas mãos…

Por outro lado, quando as pessoas sentem-se aterrorizadas e tem medo de morrer, ou perder um filho, pai, mãe, irmão…começam a se proteger, lavam as mãos frequentemente, carregam álcool gel em suas bolsas, abrem janelas nos ônibus.

Minha opinião é que a mídia está fazendo errado. É mentira quando profissionais de saúde conservadores afirmam de boca cheia que o país está preparado. Falam que é quase nula dessa epidemia chegar logo no Brasil. Foram 1552 mortes já registradas. Eu acho que não demora muito não! Espero estar enganado.

Você pode não se importar com esse texto. Mas quando pessoas começarem a morrer…quem sabe você entenda porque falamos tanto em lavagem das mãos.

Deixe um comentário