Mercado da construção civil eleva a economia de Guarapuava e região

Com o crescimento do setor, novas  vagas de emprego são geradas automaticamente

Foto: Divulgação

A região de Guarapuava teve um aquecimento no segmento da construção civil. A base da afirmação vem do aumento de cerca de 12% no  número de ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitidas pela regional do Crea-PR na cidade, em comparação ao mesmo quadrimestre dos últimos anos. Todas as inspetorias, situadas nas cidades de Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul e União da Vitória, apresentam este aumento na emissão de ARTs, destaca o gerente da Regional Guarapuava do Crea-PR, Engenheiro  Eletricista, Thyago Giroldo Nalim.

As ARTs são documentos que precisam, obrigatoriamente, ser emitidos pelos engenheiros a cada nova construção, e que permitem identificar a responsabilidade técnica pelas obras ou serviços prestados por profissionais ou empresas relacionadas às áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia.  Elas  garantem à sociedade que essas atividades técnicas são realizadas por um profissional habilitado, proporcionando segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado e delimitando quais os direitos e deveres do contratante e do contratado, explica Thyago Nalim.

Registros de ARTs

A regional do CREA-PR em Guarapuava recebe, em média, o registro de 340 ARTs por mês contemplando os 40 municípios que fazem parte das Inspetorias de  Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul e União da Vitória. Muitas dessas ARTs são emitidas somente após as fiscalizações realizadas pelos profissionais do Crea-PR, que giram em torno de 120 por mês. Entre inspetores e agentes de fiscalização contamos com 24 profissionais atuando nas ações fiscalizatórios e na orientação dos profissionais, empresas e sociedade sobre os assuntos que envolvem as engenharias, a agronomia e as geociências, completa o gerente da regional Guarapuava.

O Engenheiro Eletricista, Fábio José dos Santos Paes, Inspetor-Chefe da Inspetoria de União da Vitória há 1 ano e meio, destaca o trabalho de aproximação com os  engenheiros para levantar anseios e demandas de fiscalização que serão posteriormente discutidos em reuniões na regional, como uma das eficientes ações que elevam a qualidade do serviço prestado na área da construção civil localmente. Trabalhamos muito reforçando a importância da ética na profissão da engenharia, por meio da divulgação do nosso Código de Ética.

A regional do Crea-PR em Guarapuava conta com 4 agentes de fiscalização e uma equipe de 16 inspetores, que trabalham no desdobramento e direcionamento da força fiscalizatória e colaboram também na orientação dos profissionais, empresas e sociedade.

Deixe um comentário

UniGuairacá lança curso de Medicina com agradecimento ao apoio político de Zeca Dirceu

Deputado federal foi peça-chave para a autorização do curso junto ao Ministério da Educação

Na manhã desta sexta-feira (11), o Centro Universitário Guairacá (UniGuairacá), em Guarapuava, oficializou a chegada do tão aguardado curso de Medicina. A solenidade de lançamento foi marcada por um tom de celebração, reconhecimento institucional e agradecimento ao empenho político do deputado federal Zeca Dirceu, que teve um papel importante para viabilizar a autorização do Ministério da Educação (MEC).

“A UniGuairacá é merecedora dessa conquista. Guarapuava, cada um dos municípios da região, nossas instituições hospitalares, todos são merecedores. Para mim é uma honra muito grande fazer parte dessa luta, dessa história, dessa conquista que se consolida em benefício do nosso povo”, declarou o parlamentar.

Durante o evento, o reitor da UniGuairacá, professor Juarez Matias Soares, destacou a atuação direta do parlamentar na defesa do projeto. “O Zeca me disse: ‘Faça a tua parte tecnicamente, que a minha parte política eu faço’. E fez. O que mais me impressionou foi ver que ele não mandava assessores; ele mesmo ia pessoalmente aos ministérios. De vez em quando eu recebia uma fotografia dele: ‘estou aqui na secretaria tal do Ministério da Saúde’, e estava lá. Isso é lealdade. E a minha condição é ser leal a você, Zeca, porque uma das maiores virtudes do ser humano é a lealdade e a gratidão”, declarou.

O curso de Medicina da UniGuairacá foi oficialmente autorizado pela portaria nº 225, publicada no início de abril e assinada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Abramo. A instituição passa a oferecer 49 vagas anuais para o curso, que se somam às já existentes na região, ofertadas pela Unicentro e pela Campo Real, ampliando a formação de médicos no centro-oeste do Paraná.

Para Zeca Dirceu, a conquista é fruto de uma luta coletiva e de uma política voltada às necessidades da população. “A gente sabe e tem clareza que, lá na ponta, isso vai ter um resultado. Isso vai impactar a vida das pessoas e vai melhorar a vida da nossa gente”, afirmou o deputado durante a cerimônia.

Resposta à demanda popular

Zeca também lembrou que desde 2011 preside, em Brasília, a Frente Parlamentar Nacional pela Ampliação dos Cursos de Medicina, e que desde 2013 vinha defendendo a criação do curso na UniGuairacá. “A instituição tem cursos da área da saúde bem avaliados, trabalho social consolidado e parceria com o SUS. Isso está alinhado com o projeto do presidente Lula, que retomou o Mais Médicos e tem incentivado a criação de novos cursos no país”, completou.

Além da UniGuairacá, o Paraná será contemplado com novos cursos de Medicina em outras cidades, como Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Paranavaí, Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho. O objetivo, segundo o deputado, é suprir a carência de profissionais da saúde em regiões que enfrentam dificuldades para garantir atendimento à população.

“A gente é cobrado todos os dias por mais saúde, por atendimento mais rápido, por qualidade no SUS. E essa é uma resposta real. Com esse curso, vamos formar médicos que farão residência aqui, nos nossos hospitais, atendendo nossa gente e fortalecendo o sistema regional”, concluiu Zeca Dirceu.