Lei deve facilitar ingresso e permanência da mulher na vida pública

Foi sancionado pelo prefeito, Celso Góes, projeto de lei, aprovado pela Câmara Municipal de Guarapuava, que institui o Dia Municipal de Combate à Violência Política contra as Mulheres, a ser realizado anualmente no dia 14 de março.

A iniciativa atende anseios da comunidade no sentido de se fortalecer ações pelo fim da violência política contra as mulheres e visa, a partir da conscientização, incentivar o ingresso e a permanência delas na vida pública.

De acordo com a lei federal 14.192, considera-se violência política toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os direitos políticos da mulher.

“Ofensas, xingamentos, piadas e gritos nos espaços públicos institucionais são alguns exemplos, além dos casos extremos como agressões físicas e assassinatos”, pontuou a justificativa da proposição, que é de autoria da Vereadora Cris Wainer.

A normativa do Congresso Nacional também estabelece a tipificação de crimes eleitorais e determina que os partidos políticos atuem no combate à violência política contra as mulheres.

“Esta lei é importante porque reconhece que há desigualdade entre homens e mulheres dentro do debate político e, existindo desigualdade, cabe ao Poder Público criar mecanismos para a diminuição da mesma na sociedade, conforme dispõe a Constituição Federal”, menciona o projeto.

Pesquisa realizada em 2016 pelo Instituto Alziras, que conversou 292 Prefeitas eleitas, identificou que 53% delas já sofreu assédio ou violência política pelo simples fato de ser mulher e 30% sofreu assédio e violências simbólicas no espaço político. “Durante as eleições, muitas candidatas sofrem ameaças ou são negligenciadas por seus partidos. E isso também é uma violência política”, acrescentou a autora.

Com a lei municipal, espera-se que o debate seja fortalecido e haja conscientização sobre a igualdade de direitos e de capacidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).