O Centro de Atenção Psicossocial (CAPES) de Guarapuava, atende pacientes com transtornos mentais e psíquicos, sendo de níveis graves e severos. Os pacientes são acompanhados mensalmente por psiquiatras e semanalmente por equipes formadas por assistente sociais, psicólogos, enfermeiros além de uma equipe terapêutica.
Os pacientes que recebem acompanhamento semanal, tem um envolvimento em rodas de conversa, deslocamento até uma praça para então poder fazer a tradicional roda de chimarrão e também fazer a leitura do jornal. Por ser um jornal local que aborda assuntos importantes da cidade, os pacientes começaram a ter um hábito pela leitura do Jornal Extra Guarapuava.
Antes adquiridos em bancas, e agora em prol da cidadania, uma das marcas do Jornal Extra Guarapuava, surgiu a possibilidade de uma parceria entre o CAPES e o jornal. Inicialmente cinco exemplares semanais serão entregues todas as terças-feiras para a equipe que administra as leituras com os pacientes, oportunizando assim mais informação e conhecimento para essa parcela da população.
Cerca de 60% dos pacientes atendidos são homens, esses que recebem o auxílio para a melhora de um problema que muitos possuem há 10, 20 ou 30 anos. Como suporte para o paciente e para a família, o CAPES visando as dificuldades das pessoas que procuram o centro psicossocial, tenta da melhor maneira passar alguns ensinamentos, como bons costumes (pedir licença e agradecer), e principalmente educar os pacientes para tomar os remédios no horário correto.
A maioria dos pacientes permanecem no CAPES durante as terças-feiras, recebem acompanhamento de seis há oito meses, dependendo da gravidade do problema. Assim como tem casos de pacientes que há anos recebem o acompanhamento, e hoje já estão inseridos no mercado de trabalho pelo boa recuperação e estabilidade para tomar os remédios.
O CAPES é mantido pelo Governo Federal, mais recebe doações de roupas para os pacientes. Em Guarapuava o CAPES está localizado na rua Cinco de Outubro nº 1338, esquina com a rua Capitão Rocha, bairro Trianon.