Os três partidos entraram em um impasse na noite de segunda-feira (30), prazo final para a homologação das coligações que disputarão as eleições de outubro. O PDT, aliado de primeira hora, contava com a indicação da vaga para o Senado. Na sexta-feira, a Executiva do partido fechou questão na pré-candidatura de Bernardi. Entretanto, no domingo, o PT ofereceu esta vaga a Gomyde, para tentar atrair o PCdoB para a coligação – os comunistas negociavam seu apoio com o candidato Roberto Requião (PMDB).
Na noite de segunda-feira, os pedetistas se reuniram e decidiram recusar a vaga de vice e exigir a candidatura de Bernardi senador – seja como candidato da coligação, seja como candidato avulso. Após reunião que durou até a madrugada, o PT recusou as duas propostas e garantiu Gomyde como candidato a senador.
No início da noite desta terça, o PDT voltou a se reunir. Em votação apertada, os membros da Executiva decidiram cassar a pré-candidatura de Bernardi – o vereador votou contra, mas disse que não pretende recorrer à Justiça da decisão. Depois, o grupo escolheu indicar o nome de Ferreira para a avaliação do PT.
Haroldo Ferreira é médico e presidente em exercício do PDT do Paraná. Foi secretário municipal de Saúde em Araucária e deputado estadual. Também presidiu o Conselho Regional de Secretários de Saúde da região metropolitana de Curitiba. é membro do Comitê Gestor do Programa Mais Médico no Paraná.