Até essa quarta-feira (31), 10.720 idosos com mais de 68 anos já receberam a primeira dose da vacina em Guarapuava.
A Campanha Guarapuava Imunizada, agora, aguarda o recebimento de novo lotes de vacina que devem ser enviados pelo Governo Federal para continuar o trabalho.
Porém, idosos que já tomaram a primeira dose devem procurar a Central de Vacinação para tomar a segunda dose, conforme o período indicado na carteirinha do idoso.
O calendário para tomar a segunda dose segue os prazos recomendados pelos laboratórios: 25 dias após receber a primeira dose da CoronaVac e 90 dias após receber a primeira dose da vacina produzida pela parceria OXFORD/ASTRAZÊNECA.
Neste momento estão sendo aplicadas as segundas doses para idosos com idade igual ou superior a 75 anos. Para receber o imunizante, basta levar a carteirinha onde consta a primeira vacinação.
“Na hora de tomar a vacina nossos aplicadores já anotam na Carteirinha de Vacinação o prazo para tomar a segunda dose, conforme o laboratório.
A segunda dose é reservada pela secretaria estadual de Saúde e, na medida em que chega a Guarapuava, iniciamos imediatamente a aplicação.”, explicou Hiagor Silva, Chefe da Vigilância Epidemiológica e um dos coordenadores da campanha Guarapuava Imunizada.
Cuidados – A estimativa é que somente após quinze dias da aplicação da segunda dose, o organismo cria a imunidade esperada para combater o vírus.
“Nesse intervalo de tempo é fundamental manter o distanciamento social e todos os outros cuidados.”, complementou Hiagor. As chances de desenvolver sintomas graves da doença, segundo estudos apresentados, são menores quando a pessoa está vacinada.
No entanto, enquanto perdurar a pandemia deve-se manter as medidas de higiene e proteção.