Guarapuava recebe dois prêmios do concurso Gestor Público Paraná 

Projetos “Cuidando de quem cuida” e “Guarapuava é rosa de janeiro a janeiro” são reconhecidos por suas iniciativas na área da saúde

Na última sexta-feira (11), Guarapuava foi destaque na cerimônia de encerramento da 12ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep). A cidade conquistou dois troféus com os projetos “Cuidando de Quem Cuida” e “Guarapuava é Rosa de Janeiro a Janeiro”, ambos voltados para a saúde pública, reforçando o compromisso do município com o bem-estar da população.

“Pelo segundo ano consecutivo, dois projetos nossos foram contemplados no Prêmio Gestor Público Paraná. Ficamos muito contentes com o resultado. Estou muito orgulhoso do trabalho que vem sendo realizado em nossa gestão, são ações que tem o intuito de aprimorar o atendimento aos guarapuavanos.

E, desta vez, são dois projetos na área da saúde, o ‘Cuidando de Quem Cuida’ e o ‘Guarapuava é Rosa de Janeiro a Janeiro’, que são ações voltadas para cuidadores informais de pacientes atendidos pela Atenção Domiciliar e para o rastreamento de câncer de mama e do colo de útero”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

A premiação, que reconheceu 38 iniciativas de 29 municípios paranaenses entre as 186 inscritas, tem como objetivo valorizar as boas práticas de gestão pública que impactam diretamente a sociedade. Guarapuava, que já havia se destacado em edições anteriores, volta a ser premiada com projetos inovadores na área da saúde.

“Estamos muito felizes, pois é o segundo ano consecutivo que ganhamos premiação na área de saúde, mas este ano foram dois prêmios. Isso demonstra que nosso município está no caminho certo, com ações que impactam diretamente a qualidade de vida da nossa população”, comemorou a secretária de Saúde de Guarapuava, Chayane Andrade, que representou o prefeito Celso Góes na cerimônia.

Os projetos

O projeto “Cuidando de Quem Cuida” foca no apoio aos cuidadores informais de pacientes atendidos pela Atenção Domiciliar. A iniciativa oferece suporte emocional e capacitação, garantindo que os cuidadores recebam os cuidados necessários para continuar suas atividades sem comprometer sua própria saúde.

Já o projeto “Guarapuava é Rosa de Janeiro a Janeiro”, transformado em lei municipal em 2023, tem como meta ampliar o acesso ao rastreamento de câncer de mama e do colo de útero ao longo de todo o ano, evitando a concentração de exames apenas no mês de outubro, durante o Outubro Rosa. A iniciativa permite que as mulheres façam o agendamento dos exames via aplicativo, facilitando o acesso aos cuidados preventivos de saúde.

O prêmio

Além de ser um reconhecimento estadual, o Prêmio Gestor Público Paraná é uma das principais premiações do Brasil no segmento de gestão pública municipal. Criado em 2013 pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), atualmente patrocinado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), a distinção já consagrou 436 projetos ao longo de suas edições, inspirando gestores públicos a replicarem e a produzirem iniciativas que promovem o desenvolvimento local, a inclusão, a sustentabilidade e o bem-estar social.

Deixe um comentário