Felchak Produções promove oficinais no ART Experience

Por Jonas Laskouski

A inauguração do Teatro Municipal de Guarapuava não apenas marcou um novo ciclo na vida cultural da cidade, como também serve de combustível para que a já consagrada Felchak Produções Artísticas possa proporcionar ainda mais o que tem e sabe fazer de melhor: arte! E quando a ideia é compartilhar isso com o público, ou melhor, passar o conhecimento e as técnicas para futuros artistas, o resultado pode ser traduzido numa experiência que, se você
permitir, pode ser um dos finais de semana mais intensos da sua vida.

Nos próximos dias 28 e 29 de julho, o ART Experience Festival de Inverno vai reunir em seis oficinas diferentes (confirmadas até o momento) uma equipe pra lá de bacana e talentosa que vai proporcionar a quem se inscrever, um verdadeiro espetáculo de conhecimento teórico e, claro, prático.

A magia começa cedinho, às 8h de sábado (28), com David e Rita Felchak trazendo o teatro na oficina Vivência Criativa. A partir das 10h tem musicalização com Erica Gomes. Já na parte da tarde, quem começa as atividades é Israel Becker com seu teatro musical, seguido pelo
curitibano Kauê Persona que vai trazer Interpretação para TV e Cinema. O circo é o tema do talentoso Marcelo Pizi a partir das 18h. Quem encerra a oficina é Juliana Kis, que vai botar todo mundo pra dançar mostrando e ensinando os passos mais bacanas da atualidade na oficina de hip-hop contemporâneo. A grade do evento se repete no domingo.

Para participar, os interessados podem acessar a página do evento no Facebook, clicar no link da inscrição e seguir as orientações. Está sendo cobrado uma taxa que vale cada centavo, ainda mais pela qualidade técnica dos professores de cada oficina. Além das oficinas, vão acontecer apresentações, performances e intervenções durante os dois
dias do ART Experience.

(Imagem: Divulgação)

 

Deixe um comentário

UniGuairacá lança curso de Medicina com agradecimento ao apoio político de Zeca Dirceu

Deputado federal foi peça-chave para a autorização do curso junto ao Ministério da Educação

Na manhã desta sexta-feira (11), o Centro Universitário Guairacá (UniGuairacá), em Guarapuava, oficializou a chegada do tão aguardado curso de Medicina. A solenidade de lançamento foi marcada por um tom de celebração, reconhecimento institucional e agradecimento ao empenho político do deputado federal Zeca Dirceu, que teve um papel importante para viabilizar a autorização do Ministério da Educação (MEC).

“A UniGuairacá é merecedora dessa conquista. Guarapuava, cada um dos municípios da região, nossas instituições hospitalares, todos são merecedores. Para mim é uma honra muito grande fazer parte dessa luta, dessa história, dessa conquista que se consolida em benefício do nosso povo”, declarou o parlamentar.

Durante o evento, o reitor da UniGuairacá, professor Juarez Matias Soares, destacou a atuação direta do parlamentar na defesa do projeto. “O Zeca me disse: ‘Faça a tua parte tecnicamente, que a minha parte política eu faço’. E fez. O que mais me impressionou foi ver que ele não mandava assessores; ele mesmo ia pessoalmente aos ministérios. De vez em quando eu recebia uma fotografia dele: ‘estou aqui na secretaria tal do Ministério da Saúde’, e estava lá. Isso é lealdade. E a minha condição é ser leal a você, Zeca, porque uma das maiores virtudes do ser humano é a lealdade e a gratidão”, declarou.

O curso de Medicina da UniGuairacá foi oficialmente autorizado pela portaria nº 225, publicada no início de abril e assinada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Abramo. A instituição passa a oferecer 49 vagas anuais para o curso, que se somam às já existentes na região, ofertadas pela Unicentro e pela Campo Real, ampliando a formação de médicos no centro-oeste do Paraná.

Para Zeca Dirceu, a conquista é fruto de uma luta coletiva e de uma política voltada às necessidades da população. “A gente sabe e tem clareza que, lá na ponta, isso vai ter um resultado. Isso vai impactar a vida das pessoas e vai melhorar a vida da nossa gente”, afirmou o deputado durante a cerimônia.

Resposta à demanda popular

Zeca também lembrou que desde 2011 preside, em Brasília, a Frente Parlamentar Nacional pela Ampliação dos Cursos de Medicina, e que desde 2013 vinha defendendo a criação do curso na UniGuairacá. “A instituição tem cursos da área da saúde bem avaliados, trabalho social consolidado e parceria com o SUS. Isso está alinhado com o projeto do presidente Lula, que retomou o Mais Médicos e tem incentivado a criação de novos cursos no país”, completou.

Além da UniGuairacá, o Paraná será contemplado com novos cursos de Medicina em outras cidades, como Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Paranavaí, Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho. O objetivo, segundo o deputado, é suprir a carência de profissionais da saúde em regiões que enfrentam dificuldades para garantir atendimento à população.

“A gente é cobrado todos os dias por mais saúde, por atendimento mais rápido, por qualidade no SUS. E essa é uma resposta real. Com esse curso, vamos formar médicos que farão residência aqui, nos nossos hospitais, atendendo nossa gente e fortalecendo o sistema regional”, concluiu Zeca Dirceu.