Em conseqüência as novas mudanças que ocorreram com a revolução industrial, as organizações passaram a preocupar-se em desenvolver estratégias para seus negócios. A elaboração de estratégias passou a ser estudada e aplicada nos processos de tomada de decisão empresarial.
A estratégia emergente surge com os estudos de Henry Mintzberg em meados a década de 70, a qual não é uma ação planejada, sendo definida no decorrer do tempo, segundo os acontecimentos. O objetivo da estratégia emergente consiste em adaptar ações, mesmo quando houver estratégia definida.
A estratégia consiste na definição de objetivos, metas e planos que auxiliam na concretização de uma situação futura almejada, sem deixar de analisar as oportunidades e ameaças do mercado, e os recursos disponíveis da empresa.
Henry Mintzberg (2000) explica duas formas de elaborar estratégias, sendo: formal e deliberada ou emergente. A estratégia deliberada examina onde a empresa esta no momento, posteriormente concebe estratégias para o futuro, sendo que os objetivos são estabelecidos antes de iniciar a ação.
A estratégia emergente entende o processo estratégico de forma emergente, sendo incrementado as ações ao longo do tempo. Na visão formal os objetivos finais nem sempre são claros, sendo necessário ir aprimorando-os conforme a estratégia vai sendo executada. Na prática cabe as organizações definir qual estratégia utilizar, podendo realizar uma combinação entre estratégia deliberada e emergente.
Focamos a necessidade das empresas em tornarem-se voltadas ao aprendizado emergente, visto que nem sempre é possível prever as mudanças, sendo necessário adaptar-se a elas. O principal objetivo da estratégia emergente visa detectar as alterações no mercado que possam prejudicar o futuro do negócio.
Para desenvolver as melhores alterações nas estratégias, a empresa necessita de profissionais muito qualificados ou seja meta competentes, detentores de amplo conhecimento e habilidade de enxergar oportunidades aonde muitos vêem como ameaças.