Espetáculo ‘Entre o Sol e a Lua’ é apresentado para mais de 1500 crianças e adolescentes

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), encerrou, na última sexta-feira (20), as sessões do espetáculo de teatro “Entre o Sol e a Lua”. A peça fez parte da programação de atividades preparadas em alusão ao Mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e teve sua última apresentação no Espaço Cultural, do Distrito de Entre Rios.

Para a secretária da Semads, Elenita Lodi, as crianças e adolescentes são prioridade absoluta, uma vez que o grupo faz parte do público mais vulnerável e que precisa de atenção.

“Esse espetáculo veio trazer, de forma lúdica, criativa, interessante e atrativa, a temática, além de ensinar a proteção para todas as crianças e adolescentes que quando elas se sentirem incomodadas ou alguma coisa não está legal, elas têm que buscar ajuda. (Esta ajuda) pode ser de um adulto, de um professor, do próprio CRAS ou das equipes da Assistência (Social)”, destacou.

Desde o início da semana, a apresentação reuniu mais de 1500 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Família Acolhedora, de escolas municipais e estaduais, entidades socioassistenciais do município.

O espetáculo voltado ao público infantil, teve o intuito de abordar a temática do mês, buscando orientar as crianças a como identificar uma possível violência e as maneiras de procurarem ajuda de forma lúdica.

Para Bruno, de 13 anos, que assistiu à encenação no distrito, o momento foi de muito aprendizado, porque as crianças e adolescentes têm que denunciar, caso uma situação como essa aconteça. “Foi muito legal, divertido e interessante. Aprendemos que devemos contar quando alguma coisa está acontecendo. Não podemos ter medo de falar”, contou.

“É sabido que nos distritos também existem muitas vulnerabilidades e muito risco. As nossas crianças acabam ficando mais distantes das informações e das opções de eventos. Então, esse teatro feito em Entre Rios, foi muito válido para esse combate ao abuso sexual. Temos visto que a gente está conseguindo alcançar o nosso objetivo, que é de informar e prevenir o maior número possível de crianças e adolescentes”, finalizou a secretária

As ações de mobilização continuam até o fim de maio, com atividades para as crianças e adolescentes atendidas pela rede socioassistencial do município de Guarapuava e também nos distritos.

Deixe um comentário

Itaipu entrega 12 veículos a órgãos públicos e instituições sociais do Paraná

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, essas doações contribuem para a sociedade e ajudam instituições que não teriam condições de adquirir um veículo

A presidente da Associação de Proteção aos Animais Amigo Peludo, Sandra Aparecida Zotovici, já estava feliz ao saber que seria uma das 12 associações e órgãos paranaenses contempladas para receber veículos da frota da Itaipu Binacional nesta sexta-feira (14), em cerimônia realizada no Centro Executivo da empresa, em Foz do Iguaçu (PR). São automóveis de diferentes modelos, em bom estado de conservação, que não serão mais utilizados em atividades na usina. No entanto, Sandra se emocionou mesmo ao conhecer de perto a caminhoneta Chevrolet S10 CD 4×2, o primeiro veículo próprio da associação. “Eu fiquei muito feliz ao ver que a caminhonete veio com a caçamba fechada. Isso vai ser ótimo para transportar os animais, especialmente em dias de sol ou chuva, garantindo que eles estejam seguros e confortáveis”, explicou.

Entre as entidades beneficiadas também está a Associação Cultural Beneficente Nossa Senhora de Sião, de Maringá. Vilma Aparecida Meirote, presidente da instituição, comemorou a doação e destacou a importância do veículo para o trabalho da entidade, que atende pessoas com HIV/AIDS, crianças e idosos. “O carro vai ser importantíssimo para nós, pois facilitará o transporte de mercadorias e a participação em eventos, como feiras e festas, que são fundamentais para a nossa sustentabilidade”, explicou Vilma. A associação, que atende cerca de 250 pessoas, depende de doações e eventos beneficentes para manter suas atividades.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou justamente a importância social da ação. “Esses veículos são repassados para entidades que contribuem para a sociedade, realizando nossa missão de compromisso socioambiental. Ao invés de gerar receita para a Itaipu, eles continuam a fazer a diferença na vida das pessoas, apoiando instituições sérias, que trabalham para o bem da comunidade”, esclareceu.

A Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial dos Agricultores Familiares do Território Noroeste (Coafnor), de Paraíso do Norte, abrange cinco municípios e conta com 161 cooperados. Ela foi mais uma das contempladas com as doações. A cooperativa atua nas áreas de hortifruti, leite e panificados, atendendo parte do território noroeste, Paranavaí, Maringá e Cianorte. A cooperativa participa de pregões e licitações para fornecer seus produtos, que incluem leite, café, iogurte, suco, pães recheados, bolachas e biscoitos, e busca resgatar a “comida de vó”, oferecendo produtos caseiros e de qualidade.

A doação do veículo será fundamental para a cooperativa, que precisa transportar produtos entre os cinco municípios que atende. “Esse carro vai ajudar bastante, melhorando a capacidade de entregas nos cinco municípios onde trabalhamos. Atualmente, temos duas Fiorinos para fazer essas demandas, mas a caminhoneta virá para complementar e melhorar ainda mais esse fluxo, que estava bem apertado”, comemorou Tânia.

Estiveram presentes na cerimônia o diretor financeiro executivo da Itaipu, André Pepitone; o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benitez; o superintendente de Serviços Gerais, Henrique Masson, e representantes da Diretoria Administrativa e da Assessoria de Responsabilidade Social da Itaipu.

Associações e instituições contempladas

As associações contempladas foram a Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial dos Agricultores Familiares do Território Noroeste – Coafnor, de Paraíso do Norte; o Instituto Rios de Preservação Ambiental e Promoção Humana, de Loanda; o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo do Paraná, de Curitiba; a Associação Cultural e Beneficente Nossa Senhora de Sião, de Maringá; o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação, de Foz do Iguaçu; a Prefeitura Municipal de Sarandi; o Rotary Club de Francisco Beltrão; a Prefeitura de Mandaguaçu; a Associação de Proteção aos Animais Amigo Peludo (APAAP), de Foz do Iguaçu; a Prefeitura Municipal de Boa Vista da Aparecida; o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Marinha do Brasil.