Emprime: com apoio do Cilla, programa lança o Inova Park
Nessa quinta-feira (12) foi o lançamento do projeto ” Inova Park”, que faz parte do programa Emprime, em parceria com o Cilla Tech Park. O evento ocorreu no formato híbrido, presencialmente para autoridades e convidados no Teatro Municipal de Guarapuava e virtualmente através da plataforma Zoom.
O “Inova Park” está inserido no 4ª eixo do programa Emprime, que tem como objetivo auxiliar futuros empreendedores com ideias inovadoras a iniciarem seus negócios, além de criar e oferecer consultoria para projetos em destaque até o fim do ano.
Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi, explanou sobre o programa que foi lançado no mês de junho e é composto por quatro eixos, o simplifica, que torna os serviços da prefeitura 100% online; o fomentando, que já liberou mais de R$ 20 milhões de microcréditos; o fortalece, que faz o diagnóstico para retomada da economia e o inova, que estimula projetos que inovam em tecnologia.
“O Inova Park é um programa que vai atender o empreendedor nesse momento difícil que é a pandemia. Estruturando as ações que já estavam sendo feitas pela Agência do Empreendedor da Prefeitura Municipal. Vamos motivar os estudantes que possuem ideias inovadoras e que precisam de uma orientação e mentoria para desenvolver seus projetos, que futuramente se tornarão empreendimentos”, destacou Sávio, que também é presidente do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava (CT&I).
No evento, o prefeito de Guarapuava Celso Góes, reforçou o apoio do município no desenvolvimento desse tipo de projeto. “O programa é um segmento diferente, que vai transformar sonhos em realidade. Nós enquanto órgão público precisamos incentivar nossos estudantes acadêmicos para acharam um novo caminho e desenvolver seus projetos inovadores”, complementou o prefeito.
Durante o evento, também estava presente o deputado estadual, Artagão de Mattos Leão, que destacou a importância da parceria entre o poder público, iniciativa privada e os estudantes. “É uma grande ferramenta de desenvolvimento, de fomento, aprendizado, de projeção do nosso futuro e de confiança no nosso presente. As pessoas não querem mais viver de ajuda. Elas querem ter capacidade de se sustentar e ter uma vida diferente. E, certamente esse programa é caminho para isso”, finalizou.
O evento encerrou com um bate papo com os fundadores da SPACE Co. Henrique Amorim e Vitor Wuchryn. Que puderam falar um pouco sobre a funcionalidade da empresa como rede social e modelo inovador de produção de projetos. E, com a participação do especialista em Inovação e Negócios Digitais, Dennis Nakamura.
Também estiveram presentes no evento, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades governamentais, não governamentais, civis, militares, educacionais, comunidade e imprensa