Emprime: com apoio do Cilla, programa lança o Inova Park

Nessa quinta-feira (12) foi o lançamento do projeto ” Inova Park”, que faz parte do programa Emprime, em parceria com o Cilla Tech Park. O evento ocorreu no formato híbrido, presencialmente para autoridades e convidados no Teatro Municipal de Guarapuava e virtualmente através da plataforma Zoom.

O “Inova Park” está inserido no 4ª eixo do programa Emprime, que tem como objetivo auxiliar futuros empreendedores com ideias inovadoras a iniciarem seus negócios, além de criar e oferecer consultoria para projetos em destaque até o fim do ano.

Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi, explanou sobre o programa que foi lançado no mês de junho e é composto por quatro eixos, o simplifica, que torna os serviços da prefeitura 100% online; o fomentando, que já liberou mais de R$ 20 milhões de microcréditos; o fortalece, que faz o diagnóstico para retomada da economia e o inova, que estimula projetos que inovam em tecnologia.

“O Inova Park é um programa que vai atender o empreendedor nesse momento difícil que é a pandemia. Estruturando as ações que já estavam sendo feitas pela Agência do Empreendedor da Prefeitura Municipal. Vamos motivar os estudantes que possuem ideias inovadoras e que precisam de uma orientação e mentoria para desenvolver seus projetos, que futuramente se tornarão empreendimentos”, destacou Sávio, que também é presidente do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava (CT&I).

No evento, o prefeito de Guarapuava Celso Góes, reforçou o apoio do município no desenvolvimento desse tipo de projeto. “O programa é um segmento diferente, que vai transformar sonhos em realidade. Nós enquanto órgão público precisamos incentivar nossos estudantes acadêmicos para acharam um novo caminho e desenvolver seus projetos inovadores”, complementou o prefeito.

Durante o evento, também estava presente o deputado estadual, Artagão de Mattos Leão, que destacou a importância da parceria entre o poder público, iniciativa privada e os estudantes. “É uma grande ferramenta de desenvolvimento, de fomento, aprendizado, de projeção do nosso futuro e de confiança no nosso presente. As pessoas não querem mais viver de ajuda. Elas querem ter capacidade de se sustentar e ter uma vida diferente. E, certamente esse programa é caminho para isso”, finalizou.

O evento encerrou com um bate papo com os fundadores da SPACE Co. Henrique Amorim e Vitor Wuchryn. Que puderam falar um pouco sobre a funcionalidade da empresa como rede social e modelo inovador de produção de projetos. E, com a participação do especialista em Inovação e Negócios Digitais, Dennis Nakamura.

Também estiveram presentes no evento, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades governamentais, não governamentais, civis, militares, educacionais, comunidade e imprensa

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).