Mulheres assumem funções em obras da Caminhos do Paraná
Michele das Graças Teixeira e Sandra Freitas integram a equipe de obras que está trabalhando na construção das terceiras faixas em Irati, entre os km 234 e 237, na BR-277. Entre suas atividades estão a utilização do rádio para comunicação, sinalização de barreiras e limpeza da pista. Como são mulheres, acabam chamando a atenção dos usuários por trabalharem neste setor.
Há seis meses na construtora, Michele comenta que o serviço é tranquilo, mas que precisa de muita atenção para executá-lo. Como estou cuidando da liberação e bloqueio das barreiras, preciso estar sempre atenta, pois sou responsável pelo movimento na pista. Ela comenta que muitos usuários ficam curiosos e conversam com ela, pelo fato de uma mulher exercer essa atividade. Já fiz amizade com muitas pessoas. Tem muita gente que passa por aqui todos os dias e ainda elogia o nosso trabalho.
Sua colega, Sandra, destaca que já trabalhou em restaurante, na área de limpeza e como empregada doméstica. Não pretendo sair daqui. Gosto muito do meu trabalho e nunca imaginei que poderia fazer isso. Me sinto realizada. Sandra diz que um dos atrativos desse trabalho é que ela está em contato com muitas pessoas e que, em função das obras, trabalha em locais diferentes.
E onde fica a vaidade? Claro que o dia a dia dessas mulheres é corrido. Além de serem trabalhadoras, são mães e responsáveis pela casa. Mas sempre dá um tempinho para arrumar bem o cabelo no boné e passar um batom, diz Sandra. Como usamos uniforme, fica mais fácil de se arrumar para o trabalho. Mas não saio sem passar o filtro solar, completa Michele.
Trabalho reconhecido
O encarregado da equipe de Obras, Luís Ernani Mores, enaltece o trabalho das colaboradoras. Percebemos que elas exercem suas atividades com amor e são muito dedicadas. Mores também comenta que todas são prestativas e sempre buscam colaborar com o trabalho da melhor forma.
Walter Alexsandro Silva, que é gerente administrativo financeiro na empresa, explica que a empresa disponibilizou vagas às mulheres para esse setor porque havia a procura por essa função. Como a experiência foi excelente, a partir de então, decidimos que elas vão concorrer às vagas normalmente, junto com os homens.