Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados recentemente, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,1% nos primeiros três meses do ano, atingindo principalmente as pessoas com menor grau de escolaridade. O índice de desemprego entre as pessoas com Ensino Médio incompleto foi de 12,7%, enquanto os que possuem ensino superior é de apenas 4%.
A taxa nacional de 7,1% caiu em relação ao mesmo período de 2013, onde o índice de desemprego apresentado pela pesquisa havia sido de 8%. Porém, é maior comparado aos três últimos meses do ano passado, onde a taxa foi de 6,2%.
Segundo o professor Luciano Santana Pereira, coordenador do curso de Recursos Humanos da EAD Unicesumar, o aumento desta taxa no primeiro trimestre pode ocorrer pelas demissões das pessoas contratadas temporariamente para o fim do ano, e por um leve desaquecimento econômico ocorrido em alguns setores, prejudicando assim as pessoas menos qualificadas.
O coordenador ainda destaca a importância da qualificação para quem quer se manter no mercado e crescer profissionalmente. O mercado de trabalho tem evoluído e precisa de pessoas que evoluam com ele e que estejam preparadas para os constantes desafios. O ensino superior é um diferencial, é a base para quem quer participar desta evolução, explica o professor Luciano