Curso de Arquitetura da Faculdade Guarapuava obteve nota máxima na avaliação do MEC

Uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Paraná a Faculdade Guarapuava conquistou conceito “5” de avaliação pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no curso de Arquitetura e Urbanismo. Dando a oportunidade para que centenas de acadêmicos de Guarapuava, do Estado e diversas partes do país realizem o sonho de se formar. De acordo com o diretor de Marketing, o professor Marcelo Abdanur, os mais novos profissionais da área saem da faculdade com a certeza de terem feito a escolha certa. “Nos últimos cinco anos, foram feitos investimentos em infraestrutura e experiências que contribuíram para uma formação de qualidade. Além de contar com laboratórios de informática com softwares modernos, de estruturas e materiais de apoio variados; as salas são amplas e confortáveis e os projetos desenvolvidos promovem a integração entre a teoria e a prática, entre acadêmicos e a comunidade”, explica o professor.

Exemplo disso é o concurso para a revitalização de uma praça no distrito de Entre Rios. O projeto vencedor foi idealizado por um casal de acadêmicos da FG. Assim como esse, diversos concursos são realizados para incentivar a criatividade e a inserção dos alunos na realidade local. “Mas não são apenas essas histórias que os formandos têm para contar sobre as experiências vividas aqui. As viagens realizadas com os professores da FG agregaram conhecimentos e momentos únicos à vida de cada um. Entre os diversos destinos estão as cidades históricas de Minas Gerais e a Capital Federal”, frisou.

 

PIONEIRO

Falando à reportagem o diretor geral, Leonardo Mattos Leão destaca que a faculdade foi a 1ª instituição do Centro-Sul a lançar e implantar o curso de Arquitetura e Urbanismo para Guarapuava e região, enaltecendo a 1ª turma, que está orgulhosa pelo trabalho e projetos desenvolvidos até aqui. “No final de 2018, o curso foi avaliado pelo MEC, que concedeu nota 5, ou seja, a nota máxima do órgão. Resultado que reflete o empenho de toda a equipe pedagógica e também os investimentos realizados para ampliar a ótima estrutura da FG”, observa Leonardo.

De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura, Rafael Sindelar Barczak, o curso é bem prático, pois conta com laboratórios de ponta. Além disso, os professores trabalham na área. “Dessa forma eles passam conhecimentos que eles realmente vão precisar para serem excelentes profissionais”, enalteceu.

Além disso, o coordenador salienta que o curso de Engenharia Civil, iniciado em 2011, é o único da região credenciado pelo Conselho Regional de Engenharia.

Segundo ele, uma nova fase se inicia com o funcionamento do escritório modelo de Arquitetura. O espaço localizado no centro da cidade reproduz a realidade do dia-a-dia profissional e vai propiciar aos acadêmicos mais atividades práticas, aprimorando o desenvolvimento de habilidades.

É essa estrutura de excelência que a Faculdade Guarapuava oferece a quem pretende se tornar um arquiteto urbanista com um grande diferencial no mercado. Outras novidades apresentadas para este ano, serão a disponibilização em 20% dos cursos no método em EAD (educação à distância), e a “Bolsa Total” permitindo que a instituição ofereça financiamentos, dentro do programa, que dá descontos nas mensalidades, podendo ser de 30%, 40% ou 50%.

 

CIDADANIA E INTERAÇÃO

Um dos projetos desenvolvidos pelos graduandos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo é o concurso estudantil de arquitetura paisagística “Revitaliza Praça”, aplicado numa 1ª etapa na Praça da Colônia Jordãozinho no Distrito de Entre Rios. O projeto foi em parceria com a prefeitura e Associação de Moradores da Colônia Jordãozinho. A inauguração no final de ano de 2018, contou com a presença da comunidade local, gestores públicos e acadêmicos envolvidos no projeto. “Tivemos o prazer e orgulho de participar da cerimônia de inauguração da praça, dentro do projeto de revitalização paisagística, que aconteceu via concurso estudantil”, disse Rafael.

A construção foi viabilizada a muitas mãos em um processo de parceria público/privada que envolveu a sociedade civil organizada, a comunidade, a Faculdade Guarapuava por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo, a prefeitura e empresas do setor privado. “É um momento de muito orgulho para todos os envolvidos. Queremos agradecer a oportunidade de participar deste grande projeto social e comunitário. Nos enaltece em saber que de alguma forma contribuímos para a melhoria da qualidade de vida da população e do espaço urbano por meio da nossa rica produção científica e tecnológica”, destacou a diretora presidente, Dra. Cleri Becher de Mattos Leão.

Os futuros arquitetos contam com um escritório modelo de planejamento, para prática profissional e também para atendimento de famílias de baixa renda que necessitam de um projeto para construção de moradias.

 

CURSOS DE GRADUAÇÃO

Agronomia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Medicina Veterinária.