Os últimos dias têm sido marcados por chuvas intensas na maioria das cidades da região. Em vários períodos, além do volume de água, foram registradas descargas atmosféricas. O que muitas pessoas não sabem é que em dias como esses, dependendo da situação, os raios podem interferir diretamente no fornecimento da energia elétrica.
Isso porque com o tempo fechado e chuvas intensas, a incidência de raios é maior e eles podem atingir a rede elétrica externa, percorrer a fiação até descarregar em uma parte aterrada. E nesse caminho podem afetar as redes internas das residências, ocasionando danos aos aparelhos.
Por esse motivo, é tão importante adotar algumas medidas, como tirar os equipamentos das tomadas, para evitar danos elétricos. O gerente de Operação da Energisa, Tiago Luis Diório Sanches, explicou que além dos danos aos equipamentos causados pelos raios em dias de chuva é comum ocorrer a queima dos aparelhos quando esses são utilizados de maneira errada ou estão conectados em instalações elétricas malconservadas ou inadequadas.
Outro hábito bastante comum e não recomendado é o uso de extensões e T’s (benjamins), já que quando se utiliza esse tipo de dispositivo vários equipamentos ficam concentrados em uma mesma tomada, podendo provocar curto-circuito ou a queima dos aparelhos.
“Então, é essencial que as instalações estejam de acordo com os padrões e normas brasileiras, com aterramento elétrico adequado e manutenções em dia para evitar a queima de equipamentos ou danos a seus componentes, impedindo o funcionamento normal dos eletrônicos”, ressaltou Tiago.
Ele complementa que além dos cuidados citados, é indispensável que as pessoas coloquem em prática outras recomendações: tire os equipamentos elétricos das tomadas; desconecte os cabos telefônicos, de antenas e TVs; evite tomar banho durante tempestades; não utilize o celular conectado ao cabo de energia; e mantenha a manutenção da rede elétrica interna das residências.
Como proteção adicional, também é viável instalar os chamados Dispositivos de Proteção contra Surto (DPS), que proporcionam maior proteção às instalações, aos elétricos e eletrônicos, bem como à segurança das pessoas.
“São dispositivos com baixo custo, que protegem as instalações. Caso algum raio venha cair na proximidade da residência, a descarga não consegue entrar na instalação da casa, nem danificar os equipamentos”, acrescentou Tiago.
Para as situações em que o cliente identifica algum problema no equipamento causado por oscilações na rede elétrica, é preciso entrar em contato com a distribuidora de energia, pelo telefone 0800 70 10 326, informando o número da unidade consumidora, a data e horário aproximado do fato.
A empresa, por sua vez, seguirá todos os trâmites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que incluem verificação de documentos exigidos e vistoria técnica do equipamento. Comprovada a relação entre o dano reclamado e o evento ocorrido no sistema elétrico, o pedido de ressarcimento será aprovado e o cliente deverá ser ressarcido dentro do prazo estipulado pela agência reguladora.