Covid-19: Sete mil adolescentes vacinados em Guarapuava

Nesta sexta-feira(22), a Campanha Guarapuava Imunizada atingiu o maior publico vacinado em um único dia. No total, 6.978 adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, receberam a primeira dose nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) espalhadas pela cidade e distritos.

“Estamos felizes por conseguir aplicar quase a totalidade de doses disponíveis para essa faixa etária. Isso significa que mais de 57% dos adolescentes guarapuavanos, conforme estimativa do Ministério da Saúde (MS), já estão mais protegidos contra a doença.

Esse dia entra para história, pois demonstra o comprometimento da população que escolheu o caminho da prevenção”, explicou a coordenadora da campanha, Chayane Andrade.

Apenas no período da manhã foram registradas mais de 4 mil aplicações. De acordo com a Diretoria de Vigilância e Saúde, apesar da grande demanda, a espera se manteve dentro da média registrada durante a campanha.

“Ficamos muito tempo sem receber novas doses e isso gerou certa ansiedade, expectativa e filas. A vacinação é um ato pela vida e todas essas pessoas ouviram nosso chamado valorizando esse momento”, finalizou Chayane.

Calendário – Na segunda-feira (25) segue a aplicação de segundas doses da Pfizer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Adão Kaminski, São Cristóvão, Guairacá e Palmeirinha, durante o dia todo. No período da tarde, nessas mesmas unidades, devem ser aplicadas segundas doses da AstraZeneca.

Não haverá aplicação de primeiras e terceiras doses nesse dia.

Deixe um comentário

Setor de serviços foi o maior gerador de empregos no Paraná em fevereiro

Atividades relacionadas à prestação de serviços geram mais de 22,6 mil novos postos de trabalho

O setor de serviços foi o que mais gerou empregos no Paraná no mês de fevereiro. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as atividades relacionadas à prestação de serviços tiveram 98.991 admissões, com um saldo de 22.665 novos postos de trabalho, o que representa uma expansão de 16,3% em relação a fevereiro de 2024.

A indústria apresentou o segundo maior saldo de empregos do estado, com 7.193 postos de trabalho, e que foi 5,2% maior do que o saldo de fevereiro de 2024.

O comércio, por sua vez, registrou um saldo de 5.428 novos empregos, com crescimento de 34,9% na variação anual. Foram gerados 39.176 novos empregos no Paraná em fevereiro, com 211.674 admissões e 172.498 desligamentos. Em comparação com fevereiro de 2024, quando o saldo de empregos foi de 33.179, a geração de postos de trabalho subiu 18,1% no estado.

Conforme avalia o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o desempenho positivo da economia paranaense no início do ano reflete na forte geração de empregos, especialmente no setor de serviços, que liderou as contratações no estado.

“O comércio também apresentou um saldo positivo de 5.428 novos empregos, com uma variação anual de 34,9%, reforçando a retomada da confiança dos empresários no setor. Esse crescimento está diretamente ligado ao bom desempenho das vendas em janeiro, que superaram a média nacional. O cenário estimula novas contratações e contribui para a manutenção do dinamismo econômico no estado”, observou.

Os municípios que mais geraram empregos no mês de fevereiro foram Curitiba (10.046), Toledo (2.311), Londrina (1.963), Maringá (1.739), Cascavel (1.468) e São José dos Pinhais (1.369).

“Em linhas gerais, os municípios paranaenses obtiveram um saldo de emprego formal em fevereiro de 2025 superior ao observado em fevereiro de 2024. Isso demonstra o forte desempenho socioeconômico do Paraná”, destacou Dezordi.