Covid-19: Mais de nove milhões de paranaenses já foram vacinados

Com 23.422.239 doses aplicadas, o Paraná ultrapassou nesta sexta-feira (1) a marca de mais de 9 milhões de pessoas com ciclo vacinal primário completo, ou seja, que tomaram duas doses ou a dose única da vacina. De acordo com dados do Vacinômetro nacional, a segunda dose foi levada ao braço de 8.762.384 paranaenses, enquanto a dose única foi aplicada 331.436 vezes. Ao todo, 9.093.820 habitantes completaram o ciclo vacinal.

Com esse número, o Estado está bem próximo de 80% da população geral imunizada e protegida contra as formas mais graves da doença. De acordo com o consórcio dos veículos de imprensa, é um dos mais adiantados do Brasil nessa condição. Se levar em consideração apenas a população vacinável, com mais de 5 anos, são mais de 80%.

As cidades que mais vacinaram, em números absolutos de doses aplicadas, foram Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel , Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais e Colombo.

A segunda dose mais aplicada foi AstraZeneca, seguida por Pfizer e Coronavac. Elas percorrem todas as faixas etárias indicadas no Programa Nacional de Imunizações. A dose única da Janssen se concentra na população de 35 a 44 anos, além dos profissionais do transporte e caminhoneiros, priorizados na chegada do imunizante.

Segundo o Vacinômetro, 170 mil pequenos paranaenses de 5 a 11 anos já receberam a segunda dose da vacina pediátrica, enquanto mais de 500 mil receberam a primeira. Apenas neste ano, o Estado registrou 641.886 aplicações dos imunizantes contra Covid-19, sendo 299.930 em janeiro, 132.697 em fevereiro e 217.729 em março.

Fase Atual – Com todas as vacinas amplamente disponíveis em todos os 399 municípios, o Paraná convoca neste momento a população para a imunização com terceira dose (deve ser tomada quatro meses após a segunda), o que já alcançou 4,2 milhões de pessoas, e a população acima de 80 anos e imunossuprimidos para a quarta dose, ou dose adicional, em campanha que deve ocorrer concomitantemente à vacinação contra a gripe.

Deixe um comentário

UniGuairacá lança curso de Medicina com agradecimento ao apoio político de Zeca Dirceu

Deputado federal foi peça-chave para a autorização do curso junto ao Ministério da Educação

Na manhã desta sexta-feira (11), o Centro Universitário Guairacá (UniGuairacá), em Guarapuava, oficializou a chegada do tão aguardado curso de Medicina. A solenidade de lançamento foi marcada por um tom de celebração, reconhecimento institucional e agradecimento ao empenho político do deputado federal Zeca Dirceu, que teve um papel importante para viabilizar a autorização do Ministério da Educação (MEC).

“A UniGuairacá é merecedora dessa conquista. Guarapuava, cada um dos municípios da região, nossas instituições hospitalares, todos são merecedores. Para mim é uma honra muito grande fazer parte dessa luta, dessa história, dessa conquista que se consolida em benefício do nosso povo”, declarou o parlamentar.

Durante o evento, o reitor da UniGuairacá, professor Juarez Matias Soares, destacou a atuação direta do parlamentar na defesa do projeto. “O Zeca me disse: ‘Faça a tua parte tecnicamente, que a minha parte política eu faço’. E fez. O que mais me impressionou foi ver que ele não mandava assessores; ele mesmo ia pessoalmente aos ministérios. De vez em quando eu recebia uma fotografia dele: ‘estou aqui na secretaria tal do Ministério da Saúde’, e estava lá. Isso é lealdade. E a minha condição é ser leal a você, Zeca, porque uma das maiores virtudes do ser humano é a lealdade e a gratidão”, declarou.

O curso de Medicina da UniGuairacá foi oficialmente autorizado pela portaria nº 225, publicada no início de abril e assinada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Abramo. A instituição passa a oferecer 49 vagas anuais para o curso, que se somam às já existentes na região, ofertadas pela Unicentro e pela Campo Real, ampliando a formação de médicos no centro-oeste do Paraná.

Para Zeca Dirceu, a conquista é fruto de uma luta coletiva e de uma política voltada às necessidades da população. “A gente sabe e tem clareza que, lá na ponta, isso vai ter um resultado. Isso vai impactar a vida das pessoas e vai melhorar a vida da nossa gente”, afirmou o deputado durante a cerimônia.

Resposta à demanda popular

Zeca também lembrou que desde 2011 preside, em Brasília, a Frente Parlamentar Nacional pela Ampliação dos Cursos de Medicina, e que desde 2013 vinha defendendo a criação do curso na UniGuairacá. “A instituição tem cursos da área da saúde bem avaliados, trabalho social consolidado e parceria com o SUS. Isso está alinhado com o projeto do presidente Lula, que retomou o Mais Médicos e tem incentivado a criação de novos cursos no país”, completou.

Além da UniGuairacá, o Paraná será contemplado com novos cursos de Medicina em outras cidades, como Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Paranavaí, Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho. O objetivo, segundo o deputado, é suprir a carência de profissionais da saúde em regiões que enfrentam dificuldades para garantir atendimento à população.

“A gente é cobrado todos os dias por mais saúde, por atendimento mais rápido, por qualidade no SUS. E essa é uma resposta real. Com esse curso, vamos formar médicos que farão residência aqui, nos nossos hospitais, atendendo nossa gente e fortalecendo o sistema regional”, concluiu Zeca Dirceu.