Covid-19: Descentralização de segundas doses tem boa adesão

Somente neste primeiro dia de descentralização, mais de 700 moradores buscaram uma das cinco Unidades Básicas de Saúde, UBS’s, que promoveram a ação piloto de aplicação de segundas doses contra a Covid-19.

A dona de casa Francelise Aparecida Matoso foi até a UBS São Cristóvão, acompanhada da filha Maria Helena, e ficou satisfeita com o atendimento. “Eu tenho filha pequena, mas não tinha com quem deixar. Então, tomar a vacina perto de casa e em tão pouco tempo, é uma alegria”, declarou.

A distribuição de senhas nas UBS’s iniciou às 13h, com quantidade de doses pré-estabelecida para cada local e vacinas de todos os laboratórios (Pfizer, Coronavac e Astrazeneca).

“Estamos muito satisfeitos, desde já a descentralização das doses está sendo eficiente, devido a boa adesão da população”, destacou a coordenadora da campanha Guarapuava Imunizada, Chayane Andrade.

A descentralização da aplicação do imunizante visa facilitar o deslocamento dos moradores, diante da ampliação da campanha para novos públicos (adolescentes) e da previsão de aplicação da terceira dose de reforço para pessoas com mais de 70 anos, com início ainda no mês de setembro.

“Moro próximo aqui, então, ficar alguns minutos na fila não tem problema, agora estou mais aliviada com a segunda dose” explicou Elisandra Brautigan, moradora da região da UBS Boqueirão.

Além das unidades do São Cristóvão e Boqueirão, a ação também ocorreu nas UBS do Morro Alto, Xarquinho I e Vila Carli, das 13 às 17h, e será repetida todas as terças e quintas-feiras.

Com a aceitação dos moradores, o projeto-piloto pode ser expandido já nos próximos dias para outras regiões “Estamos programando a descentralização das UBS’s dos interiores e as de difícil acesso, totalizando, em 2 semanas, 10 unidades aplicando a 2ª dose da vacina”, completou Chayane.

Imunização – Para ser imunizado, basta apresentar a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto. As senhas são distribuídas a partir das 13h. Em caso de dúvidas, as pessoas que fazem parte do público-alvo devem procurar essas unidades de saúde.

Tendas – As segundas doses continuam sendo aplicadas nas tendas na Praça Cândido Xavier nos dias específicos.

Deixe um comentário

Parceria entre Unicentro e prefeitura lança Hospital Escola Bloco Didático

A unidade, que está sendo construída na Cidade dos Lagos, será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina

Dois marcos significativos para o desenvolvimento de Guarapuava foram lançados nesta semana: a construção da Clínica Escola de Saúde e a edição 2025 do Paraná Faz Ciência, maior evento de popularização científica do estado.

O Hospital Escola Bloco Didático, que está sendo construído na Cidade dos Lagos, é fruto de uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava. A unidade será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina, além de oferecer atendimento gratuito à população, ampliando o acesso à saúde e fortalecendo a qualidade da formação médica na região.

“Nossa gestão sempre estará de portas abertas para fortalecer as relações com as universidades. A Clínica Escola será um marco para Guarapuava, garantindo mais acesso à saúde e formando médicos mais capacitados”, destacou o prefeito Denilson Baitala durante o evento.

Já o Paraná Faz Ciência 2025 será realizado em Guarapuava entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, no Centro de Eventos da Cidade dos Lagos. A expectativa é de reunir cerca de 30 mil participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

“É um orgulho para Guarapuava sediar o Paraná Faz Ciência. Durante uma semana, estaremos respirando ciência, tecnologia e inovação. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará de portas abertas para apoiar todo esse movimento que, com certeza, trará muito desenvolvimento para o nosso município”, afirmou a secretária Ana Cláudia de Andrade.

O Paraná Faz Ciência tem como missão aproximar a ciência da população, promovendo o interesse pela pesquisa e valorizando a educação científica. Guarapuava, com sua crescente infraestrutura educacional e tecnológica, consolida-se cada vez mais como um polo de inovação e conhecimento no estado.