Covid-19: Adolescentes atualizam carteirinha no dia da vacinação

Em Guarapuava,  adolescentes sem comorbidades, com idade entre 12 e 17 anos, tiveram suas cadernetas de vacinação atualizadas nesta sexta-feira (22), com a imunização contra a covid-19. Com o recebimento do novo lote, foram disponibilizadas cerca de 500 doses contra a Covid-19 por Unidade Básica de Saúde que, somadas, chegam a mais de 7.500 vacinas.

Joraci Luz, aproveitou o momento e trouxe os dois filhos e mais dois vizinhos. “O início da vacinação para essa faixa etária mostra que tudo está voltando à normalidade. É um momento muito importante e esperado por eles,  quando soube da vacinação chamei toda garotada e trouxe eles para serem imunizados, estou muito feliz por eles”, destacou a mamãe.

O fluxo de atendimento foi grande nas Unidades básicas de saúde de Guarapuava (UBS). A Cindy Vaz de Oliveira, de 14 anos, chegou às 06 da manhã para garantir a dose do imunizante. “É um sentimento de gratidão. Estou emocionada em dizer que chegou a minha vez, que possamos retornar a escola com mais segurança”, disse.

Com um pouco de medo de receber a dose, na hora da aplicação, Manoela Silva, de 13 anos, fez questão de que a mãe estivesse junto para segurar a sua mão e registrar o momento. “Eu estava muito nervosa, não gosto de tomar vacina, mas sei que é necessário. Cada um precisa fazer a sua parte e eu fiz a minha hoje”, finalizou sorridente.

Segundo a secretaria de Saúde, até o final da manhã desta sexta-feira, mais de seis mil adolescentes já haviam recebido a dose do imunizante. A estimativa do Ministério da Saúde é de que Guarapuava tenha um público de cerca de 15 mil adolescentes na faixa etária entre 12 e 17 anos.

A vacinação segue, com distribuição de senhas, nas 15 Unidades Básicas de Saúde UBS’s, Vila Carli, Vila Bela, Residencial 2000, Primavera, Jardim das Américas, Recanto Feliz, Parque das Árvores, Xarquinho, Guairacá, Entre Rios, Rio das pedras, Palmeirinha, Tancredo Neves, Morro Alto e Guará.

Para tomar a vacina, é indispensável a apresentação de um documento com foto, Cartão SUS, e estar acompanhado pelo (a) pai/mãe ou responsável.

Deixe um comentário

Dengue: Paraná registra mais seis óbitos e 5.181 novos casos

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (01) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados 5.181 novos casos da doença e seis óbitos.

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes.

Os novos óbitos registrados ocorreram entre janeiro e março. São cinco mulheres e um homem, com idades entre 29 e 92 anos, sendo que apenas um dos pacientes, uma mulher de 29 anos, não apresentava comorbidades.

Os pacientes residiam nos municípios de Nova Londrina e Querência do Norte (14ª Regional de Saúde de Paranavaí), Arapongas (16ª RS Apucarana), Porecatu e Florestópolis (17ª RS de Londrina) e Ribeirão do Pinhal (18ª RS de Cornélio Procópio).

No total, 392 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 327 possuem casos confirmados.

As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (6.375); 17ª RS de Londrina (5.634); 15ª RS Maringá (2.707); 12ª RS de Umuarama (2.002) e 19ª RS Jacarezinho (1.386).

Outras Arboviroses – A publicação traz ainda dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 1.085 casos de Chikungunya, com um total de 2.879 notificações da doença no Estado. Quanto ao Zika Vírus, até o momento foram registradas 32 notificações, sem casos confirmados.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.