Campo Real: um crescimento que impressiona

A paisagem no Santa Cruz, muda com as edificações da Campo. E o bairro cresce junto (Foto: Reprodução/Assessoria)

 

Por João Muniz com Assessoria

 

A Faculdade Campo Real, de Guarapuava, realizou uma cerimônia na noite da última quarta-feira (08), para anunciar a elevação da instituição de ensino que agora está no patamar de centro universitário. O Ministério da Educação (MEC) publicou na segunda (30/07), a portaria no 718, de 27 de julho de 2018, credenciando a faculdade como Centro Universitário Campo Real. Com isso, a Campo poderá criar novos cursos, além de emitir e registrar diplomas dos estudantes formados pela instituição.

É a consolidação de 18 anos de trabalho, onde a Campo Real passa a ter mais autonomia como instituição de educação em excelência, como também passa a ter um compromisso maior com a sociedade nas práticas acadêmicas e pesquisas científicas, destacou o recém-empossado reitor, Edson Aires da Silva (foto abaixo). De acordo com ele, as edificações que foram consolidadas até então deverão passar por um novo planejamento com as transformações que o agora Centro Universitário deverá proporcionar.

 

 

O momento é histórico para Guarapuava e toda região. O Centro Universitário
Campo Real, como passará a ser conhecido, continuará com o propósito de formar cidadãos com novas visões de mundo, garantindo um futuro melhor para todos, completa o novo reitor. No evento, estavam presentes o presidente da mantenedora, Wilson Ramos Filho, o reitor da Unicentro, Aldo Bona, os novos pró-reitores, mantenedores, professores, acadêmicos e demais convidados.

 

Os professores e novos pró-reitores, Mateus Cassol Tagliani e Patricia Melhem Rosas, o presidente da mantenedora, Wilson Ramos Filho, o novo reitor, professor Edson Aires, professor Marcelo Lehrer (agora pró- reitor), a procuradora institucional, professora Elizania Caldas Faria e o reitor da Unicentro, Aldo Bona (Foto: Campo Real)

 

Casa cheia para o evento que anunciou as novas conquistas (Foto: Campo Real)

 

NOVAS GRADUAÇÕES

O Centro Universitário Campo Real ofertará duas novas graduações para 2019, sendo Ciências Contábeis e Fisioterapia. O Vestibular de Verão 2019 ocorrerá no dia 21 de outubro. As inscrições serão abertas nos próximos dias e deverão ser realizadas pelo site www.camporeal.edu.br.

A graduação em Ciências Contábeis será no período noturno, com a duração de quatro anos e serão disponibilizadas 50 vagas. O curso preparará profissionais com habilidades de planejamento e gerência contábil, com qualificação para gerenciar contas de empresas e pessoas físicas, por meio do registro e controle das receitas, despesas e lucros.

Já o curso de Fisioterapia, com duração de cinco anos, será ofertado no período matutino e noturno, sendo 40 vagas para cada período. A graduação formará profissionais com habilidades para desenvolverem ações de prevenção e reabilitação da capacidade física e funcional de pessoas.

Mais informações dos novos cursos podem ser obtidas pelo site www.camporeal.edu.br ou pelo telefone (42) 3621-5200.

 

EXCELÊNCIA

A nova designação chega após um criterioso processo de avaliação, que comprovou mais uma vez a qualidade de ensino da Campo Real. São credenciadas como centros universitários, apenas as instituições de ensino superior que apresentam ensino de excelência, após o cumprimento de todos os trâmites de avaliação estabelecidos pelo MEC.

Para ser um centro universitário, as avaliações do MEC são mais rígidas e devem constatar excelência no ensino oferecido, comprovada pela qualificação do corpo docente e condições de trabalhos acadêmicos ofertados à comunidade, dando aos acadêmicos o acesso a profissionais com mais experiência e conhecimento, disponíveis em tempo integral para atender e tirar todas as dúvidas.

Para transformar uma faculdade em centro universitário, o MEC leva em
consideração os seguintes critérios: mínimo de oito cursos reconhecidos; avaliações com notas 4 e 5; possuir mestres e doutores em seu corpo docente; oferecer extensão e pesquisa ao corpo discente; além de ofertar opções de cursos em todas as áreas de ensino: Ciências Exatas, Humanas, Jurídicas e Saúde.

 

ENTRE AS MAIORES DO PARANÁ

Para a professora e pró-reitora acadêmica, Patricia Manente Melhem Rosas (foto abaixo), a transformação em centro universitário é consequência de uma história que começou há 18 anos.

 

 

O constante crescimento da Campo Real consolidou a marca e todo o caminho que percorremos até aqui. Ser um centro universitário significa ter maior autonomia administrativa, com a possibilidade de abertura de novos cursos, e ter foco ainda maior em atividades de extensão, beneficiando toda a comunidade, assim como cada vez mais incentivo à iniciação à pesquisa, disse ela.

 

STATUS ACADÊMICO

Como centro universitário, a Campo Real conquista status acadêmico. Além das atividades de ensino, a instituição terá ações voltadas à iniciação científica, pesquisa e projetos de extensão.

 

 

O nosso reconhecimento fez com que chegássemos a esse nível de maturidade, que nos proporcionou a consolidação necessária, para podermos nos expandir aindamais, agora como centro universitário, disse a professora e procuradora institucional, Elizania Caldas Faria (foto acima).

 

O QUE MUDA?

As vantagens para a Campo Real e, consequentemente, para a região são inúmeras. A partir de agora, a instituição terá mais autonomia para criar novos
cursos. Além disso, a instituição de ensino vai oferecer pós-graduação, também em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Um dos mais importantes benefícios será a agilidade do processo de emissão de diplomas. A Campo Real poderá registrar os próprios certificados e também de outras faculdades.

Outro diferencial está no corpo docente, que deve ser composto por um terço com mestrado ou doutorado e pelo menos um quinto dos professores contratados em regime de tempo integral.

O Centro Universitário poderá organizar novos programas educacionais, com ações que atendem às demandas de mercado, implementando programas de extensão e pesquisa, proporcionando ainda mais empregabilidade aos egressos. Segundo a professora Elizania, a principal diferença do centro universitário será na agilidade para o início de atividades que, antes, dependiam de autorização prévia do MEC. Isso ocorre porque o centro universitário possui mais autonomia que as faculdades e, com isso, adquire mais agilidade, explica.

Para o acadêmico, a importância de se formar em um centro universitário é um grande diferencial. Esse credenciamento é dado para pouquíssimas instituições, somente àquelas que são atestadas com qualidade pelo MEC. Somos a primeira instituição da região em conquistar esse status acadêmico, consolidando Guarapuava com um polo educacional, explica o professor Edson.

 

TRAJETÓRIA

A história da Campo Real teve início em outubro de 2000, com a implantação da Faculdade de Direito. A instituição nasceu com o objetivo de proporcionar uma formação educacional capaz de responder às exigências do mercado, visando, acima de tudo, o benefício da sociedade.

Em seus 18 anos de história, a instituição já formou milhares de profissionais das diversas áreas de atuação, que hoje ocupam lugares de destaque no mercado de trabalho.

A Campo Real é uma instituição de ensino comprometida com a missão social de formar profissionais visionários que compreendam o mundo, com pensamentos de transformação. A instituição conta com os melhores profissionais do mercado, que compartilham seus aprendizados e experiências com os mais de quatro mil acadêmicos.

O Centro Universitário Campo Real oferece as seguintes graduações:
Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Direito, Enfermagem,
Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Publicidade e Propaganda.

Deixe um comentário