O governador autorizou nesta terça-feira, 18, a abertura do processo licitatório para a construção do Hospital Regional do Centro Oeste, em Guarapuava. A obra, orçada em R$ 51, 6 milhões, terá 15 mil metros quadrados de área construída.
A autorização será publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Estado; a abertura da licitação deverá ocorrer na segunda quinzena de dezembro e a assinatura do contrato em janeiro. O início das obras esta previsto para fevereiro de 2015.
Esta é uma das obras mais aguardadas por todos nós. A luta pela construção do Hospital começou ainda quando o prefeito de Guarapuava, Cesar Filho, era deputado estadual, comentou o secretário chefe da Casa Civil, Cezar Silvestri. Sempre acompanhei junto a secretaria de Saúde todo o processo e buscamos agilizar ao máximo a tramitação.
Tão logo recebi a documentação na Casa Civil encaminhei para o governador, que prontamente assinou a autorização para a licitação. É mais um importante passo na concretização desse sonho, que é de toda a região centro-oeste, complementou.
O hospital terá 150 leitos, entre eles 20 de UTI adulto e dez de UTI pediátrica. Contará com ambulatório, pronto-atendimento, diagnóstico completo (raio-x, tomografia, ressonância magnética e endoscopia), cinco salas de cirurgia, 11 leitos de recuperação pós-anestésica, seis leitos de urgência e emergência, 22 leitos de observação adulto, dez leitos de observação pediátrica, além de lavanderia, cozinha, farmácia, almoxarifado, auditório e um heliponto para transporte de urgência.
O local escolhido para a construção fica ao lado da sede da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e terá acessos pela BR-277, pela PR-466 e pelo Parque das Araucárias. O hospital vai atender toda 5.ª Regional do Estado, que abrange 20 municípios e cerca de 410 mil habitantes.
Centro de Especialidades
Outra obra que está saindo do papel é a construção do Centro de Especialidades. Nas próximas semanas o Governador Beto Richa deverá agendar visita a Guarapuava para assinar, junto com o prefeito Cesar Silvestri Filho, a ordem de serviço para a construção do centro.
A obra, orçada em R$ 9 milhões, terá três mil metros quadrados de área construída. O espaço abrigará 15 consultórios médicos em diversas especialidades, como cardiologia, endrocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, entre outras. Além da Construção o Governo do Estado garantirá a aquisição dos equipamentos e a contratação de servidores.