Audiência Pública sobre Educação em Direitos Humanos é nesta quinta (27)

Aconte nesta quinta-feira (27), no Mini Auditório, no Campus Santa Cruz da Universidade do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), a IIIª Audiência Pública sobre o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.

O objetivo da referida audiência é delinear as concepções, os princípios e as ações programáticas para elaboração, desenvolvimento e avaliação do Plano Estadua de Educação em Direitos Humanos do Paraná em seis eixos: Ensino Superior, Educação Básica, Educação Não-Formal, Formação de Profissionais de Segurança e Justiça, Educação e Mídia (Tecnologia e Dignidade Humana) e Família.

Os horários serão os seguintes:
08:00 as 12:00 – Audiência Pública
13:00 as 17:00 – Encontro com os Grupos que prestam Assistência Religiosa

O evento terá certificação digital para os participantes e as inscrições poderão ser feitas pelo site: www.cedh.justica.pr.gov.br 

Maiores informações podem ser obtidas junto ao Comitê de Educação em Direitos Humanos do Paraná, pelo telefone: (41) 3623 – 7300.

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Guarapuava promove ações educativas para estimular hábitos alimentares saudáveis nas escolas

Iniciativa valoriza alimentos do cotidiano e promove consciência alimentar desde a infância

A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Departamento de Alimentação Escolar, promoveu ações do projeto “Fome de quê?”, que incentiva a educação alimentar  nas escolas e CMEIs da rede municipal. Com o objetivo de estimular os hábitos alimentares mais saudáveis desde a infância, o projeto busca integrar alimentação e educação de forma mais interativa.

Por meio de atividades que estimulam os sentidos e curiosidade das crianças, o projeto transforma alimentos em instrumentos pedagógicos, promovendo reflexões sobre saúde, meio ambiente, cultura e hábitos alimentares. As atividades tiveram como foco dois alimentos simples: a cenoura e a cana-de-açúcar. Primeiro, as crianças exploraram diferentes formas de preparo da cenoura, possibilitando a ampliação do repertório sensorial e  estimulando a curiosidade das crianças.

Já com a cana-de-açúcar, a proposta foi aproximar as crianças do ciclo natural dos alimentos. Por meio de rodas de conversa, observação do crescimento da planta e vivência da moagem e degustação do caldo, os alunos puderam compreender, de forma prática e prazerosa, de onde vem o alimento e como ele se transforma.

A nutricionista e diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Patrícia Chiconatto Italiana, destaca a importância de iniciativas como essa na construção de hábitos saudáveis. “O projeto Fome de Quê também reforça a importância de compreender o caminho do alimento, desde sua origem até chegar à nossa mesa. Um exemplo disso é a cana-de-açúcar, cujo processo muitas vezes desconhecemos, conhecendo apenas o produto final.”

Essas experiências mostram que, com propósito educativo, é possível transformar alimentos do cotidiano em ferramentas educativas potentes. Além de promover o desenvolvimento sensorial, as ações fortalecem o vínculo com a natureza, valorizam a cultura alimentar e incentivam hábitos saudáveis desde cedo.