5ª Regional: Celso Goes assume Consórcio Intergestores de Saúde

Em assembleia extraordinária, realizada nesta sexta-feira (23), a chapa composta pelo o prefeito Celso Goes (presidente) e o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva (vice-presidente), foi eleita como a nova equipe diretiva do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional (CIS5ªRS).

O novo consórcio já possui sede construída em Guarapuava e conta com 20 municípios da região central do Paraná, o que representa mais de 450 mil pessoas a serem atendidas pelos serviços de saúde regional.

“É um grande desafio, e um avanço importante para a saúde. Os serviços que vamos administrar pelo consórcio visam otimizar e melhorar ainda mais a estrutura da rede pública de saúde da região e ao mesmo tempo proporcionar economia de recursos para os municípios integrantes”, disse o prefeito Celso Goes.

Durante a assembleia, os prefeitos ressaltaram que para uma gestão eficiente e benéfica a todos, é necessário também a participação dos municípios menores na composição do conselho consultivo e fiscal, que será definida em assembleia ordinária no dia 05 de agosto.

Com o consórcio totalmente composto, o Governo do Estado passará a administração do Centro de Especialidades ao CIS5ªRS. Além disso, o novo consórcio também fará a gestão do Samu Regional, Centro de Especialidades Odontológicas e do Serviço de Saúde Mental.

Assim, os moradores da região central do Paraná terão acesso a serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência e emergência pré hospitalar, ambulatórios especializados, e principalmente mais qualidade e eficiência na saúde pública.

“Atender 20 municípios, credenciar, fazer todo o trabalho burocrático e buscar recursos novos não é fácil, por isso temos ter pessoas muito capacitadas e experientes, que é o caso de todos que estão hoje aqui entre prefeitos e secretários de saúde, mencionou o prefeito interino de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari.

A diretora da 5ª Regional de Saúde Eliane Harmuch destacou a importância da gestão unificada e comemorou a conquista. “Estamos há três anos lutando para a montagem do consórcio e hoje ele se concretizou.

O Governo do Estado já tem as propostas para a transferência de gestão do SAMU Regional e do prédio do Centro de Especialidades garantidas. Fico feliz por todos os prefeitos estarem lutando unidos pela nossa região”, finalizou.

Municípios – Formarão o consórcio, os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.

Deixe um comentário

Energisa reforça orientações sobre direitos e deveres dos consumidores

Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia

Você sabia que existe uma lista que contém os direitos e deveres do consumidor de energia elétrica? Disponível no  site da Energisa e acessível para toda a comunidade, essa lista foi definida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e precisa ser cumprida por todas as distribuidoras de energia elétrica no país. Além disso, ela auxilia os consumidores no dia a dia e em diferentes situações.
“Temos essa preocupação de frequentemente relembrar aos nossos clientes sobre quais são os seus direitos e deveres. Afinal, são orientações que beneficiam diretamente o consumidor, mas as pessoas acabam esquecendo no dia a dia”, afirma Rafael da Silva Guida, coordenador de Atendimento da Energisa Sul-Sudeste.
Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia. Nesse caso, a Energisa disponibiliza opções de datas e o consumidor escolhe a que melhor se adequa à sua rotina de orçamento mensal. Além disso, o cliente deve receber a fatura mensal de energia, pelo menos, cinco dias úteis antes do vencimento.
“Outro direito do consumidor é o acesso facilitado ao nosso atendimento telefônico gratuito, 24 horas, todos os dias, para requisitar a solução de problemas emergenciais. E, por fim, em caso de manutenção programada na rede de energia elétrica que abranja a sua unidade consumidora e impacte temporariamente o fornecimento de energia, o cliente tem o direito de ser avisado com, no mínimo, 72 horas de antecedência”, acrescenta o coordenador.
Por outro lado, é importante também estar atento aos deveres como consumidor. Afinal, um uso consciente e responsável da energia elétrica beneficia a todos.   Um dos principais compromissos solicitados aos clientes é manter o cadastro atualizado, com nome e documentos do titular da unidade consumidora, e-mail e telefone, inclusive número do celular. “Se a pessoa muda de endereço e não atualiza o cadastro, por exemplo, não temos como falar diretamente esse cliente em caso de necessidade”, justifica Rafael.
Outro dever está relacionado à necessidade de avisar a Energisa, antecipadamente, caso alguém que resida no imóvel dependa de equipamentos elétricos indispensáveis à vida. Essa informação é necessária para que a empresa possa dar um atendimento personalizado, bem como comunicar de forma antecipada sobre manutenções programadas para a rede elétrica que atende a localidade.
Em situações de desligamentos acidentais como os provocados por temporais, raios, colisão de veículos em poste ou outros imprevistos, a unidade consumidora com pacientes eletrodependentes também tem prioridade no restabelecimento da energia.
A lista de deveres do consumidor traz ainda a necessidade de facilitar o acesso de empregados e representantes da distribuidora às instalações da residência para inspeção e leitura da medição; pagamento da fatura em dia para evitar multas e juros por atraso e também a suspensão do fornecimento de energia; e manter a adequação técnica e a segurança das instalações elétricas no imóvel, sem fraudes ou furto de energia.
Quer saber mais sobre seus direitos e deveres? Acesse www.energisa.com.br, clique em “Informações” e depois em “Seus Direitos e Deveres”.