Segurança Pública: Unicentro avança em projeto de reprodução de cães farejadores

Objetivo é tornar a clínica veterinária da universidade em um centro de referência em pesquisa, melhoramento genético e produção desses animais

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu o comandante da Companhia Independente de Operações com Cães/PMPR, capitão Marcelo Henrique Hoiser, e o enfermeiro veterinário do Centro Veterinário da corporação, cabo André Chaves Vasconcelos, para tratar sobre projetos e iniciativas no âmbito do Napi – Segurança Pública e Ciências Forenses. Os visitantes tiveram agendas com o reitor da universidade, professor Fábio Hernandes, com o vice-articulador-geral do Napi – Segurança Pública e Ciências Forenses, Márcio Fernandes, e com o coordenador da Clínica Veterinária da Unicentro, Adriano Carrasco.

O objetivo da visita foi avançar nas negociações para tornar a Clínica Veterinária da Unicentro um centro de referência em pesquisa, melhoramento genético e produção de cães farejadores para operações de segurança pública. Segundo o professor Adriano, a parceria busca auxiliar a Polícia Militar do Paraná no processo de reprodução dos cães de trabalho, especialmente os farejadores, reduzindo custos com aquisição de novos animais.

“As forças de segurança utilizam diversos cães de trabalho, principalmente farejadores e de ação ostensiva. No entanto, o custo desses cães é muito alto. A ideia é auxiliar no processo de reprodução dentro do plantel, selecionando os melhores para cruzamento e mantendo as matrizes na corporação, garantindo a renovação contínua dos cães sem custos adicionais de aquisição, apenas de treinamento”.

Adriano enfatizou que as parcerias são essenciais para expandir as ações desenvolvidas pela universidade. “Já temos um direcionamento com a Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros de Guarapuava. Essa colaboração é fundamental porque todos ganham. Quanto mais conseguirmos levar a universidade para oferecer suporte, mais ampliaremos nosso campo de atuação, tornando-nos úteis não apenas para a população em geral, mas também para outras entidades públicas”.

O capitão Hoiser reforçou a importância da iniciativa ao destacar que a visita técnica à Clínica Veterinária da Unicentro permitiu conhecer as instalações que darão suporte a um projeto piloto de Centro de Reprodução Canina, uma das propostas do Napi do qual a Unicentro faz parte.

“A reunião com o reitor também foi essencial para consolidar o apoio institucional ao projeto, garantindo a participação do corpo docente e discente. Esse trabalho vai possibilitar o melhoramento genético dos cães de polícia, trazendo benefícios diretos para a segurança pública e para a sociedade”, destacou o capitão.

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) – Segurança Pública e Ciências Forenses possui 32 macro-objetivos, entre eles, fomentar a Indústria Paranaense de Ciências Forenses. A proposta visa solidificar o Paraná como referência internacional em tecnologias, suprimentos e formação de recursos humanos na área.

Deixe um comentário

Setenta e dois municípios vão receber veículos para ações voltadas às mulheres; Guarapuava está entre eles

Objetivo é reconhecer o desenvolvimento de ações a esse público e facilitar a mobilidade e a atuação da gestão municipal

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), divulgou nesta quinta-feira (13) os nomes de 72 municípios contemplados com veículos para serem usados em ações voltadas a mulheres. Eles foram habilitados a receber a doação porque possuem Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) e preencheram os critérios definidos na Resolução nº 05/2025.

Por se tratar de um incentivo à implantação de sistema de governança da Política da Mulher, o programa busca reconhecer e apoiar o município que já definiu na sua estrutura administrativa o local da coordenação da política pública para este segmento.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, definiu essa doação como essencial para o fortalecimento da rede de proteção e promoção dos direitos das mulheres no Paraná. “É um avanço significativo, pois garante que as políticas públicas sejam potencializadas, com mais estrutura, eficiência e acessibilidade no atendimento”, destacou.

“A implementação desse instrumento é fundamental para que mais mulheres no Estado tenham acesso a serviços de apoio e proteção, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas”, afirmou a secretária.

Municípios – A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes de Cianorte, Stephanie Azevedo, disse que o veículo dará mais celeridade aos atendimentos e ampliará a capacidade de realizar intervenções mais próximas e qualificadas junto às mulheres em situação de vulnerabilidade.

“A viabilização de visitas domiciliares e ações em contato direto com a comunidade fortalecerá nossa atuação, tornando os serviços mais acessíveis, humanizados e eficazes. Trata-se de um importante instrumento para potencializar o alcance das políticas públicas e promover a equidade de maneira mais efetiva”, declarou.

Programa – O repasse de veículos a municípios que atendem critérios faz parte do Programa de Investimento para Qualificação da Atuação dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres. O programa tem como objetivo valorizar e reconhecer as iniciativas municipais em priorizar na agenda pública o desenvolvimento de ações voltadas à população feminina, bem como facilitar a mobilidade e a atuação da gestão municipal.

Os veículos doados serão utilizados na estruturação da Secretaria da Mulher ou na qualificação dos serviços de promoção e garantia dos direitos, tais como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), acolhimento de mulheres em situação de violência com ou sem filhos, programas de empregabilidade e inclusão social e econômica, entre outros.

Confira a lista com os municípios contemplados:

– Adrianópolis

– Altamira do Paraná

– Apucarana

– Araucária

– Cambé

– Campina Grande do Sul

– Cantagalo

– Cafezal do Sul

– Capanema

– Capitão Leônidas Marques

– Cascavel

– Chopinzinho

– Cianorte

– Colombo

– Cornélio Procópio

– Cruzeiro do Oeste

– Dois Vizinhos

– Enéas Marques

– Fazenda Rio Grande

– Fernandes Pinheiro

– Francisco Beltrão

– Goioerê

Guarapuava

– Irati

– Itaipulândia

– Ivaiporã

– Japira

– Japurá

– Leópolis

– Loanda

– Londrina

– Mangueirinha

– Maringá

– Mato Rico do Paraná

– Missal

– Nova América da Colina

– Nova Tebas

– Palotina

– Paranaguá

– Pato Branco

– Pérola

– Pinhao

– Piraquara

– Pitanga

– Planalto

– Pontal do Paraná

– Prado Ferreira

– Quatro Barras

– Rancho Alegre

– Rebouças

– Reserva

– Reserva do Iguaçu

– Rio Negro

– Rolândia

– Roncador

– Sabáudia

– Salgado Filho

– Santa Helena

– Santa Tereza do Oeste

– São João do Ivaí

– São José dos Pinhais

– São Manoel do Paraná

– São Miguel do Iguaçu

– Toledo

– Turvo

– Umuarama

– Ubiratã

– Virmond

– Xambrê