SEGURANÇA  

Cadeião registra duas novas fugas no final de semana

Somente neste ano foram vários casos de fugas com poucos registros de recapturas

Somente neste ano foram vários casos de fugas com poucos registros de recapturas

O final de semana novamente esteve movimentado na 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava, por conta de novas fugas de presos, na ala da Cadeia Pública (Cadeião). Segundo nota do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), ao todo fugiram três presos da carceragem. No domingo (2), por volta das 8h20, presos abrirem um buraco na parede da cela da galeria B. Forças policiais foram acionadas e fizeram buscas na região. Até o fechamento desta edição nenhum dos foragidos havia sido recapturado. A nota diz que foi aberto um procedimento administrativo para apurar os fatos.

Nossa redação de jornalismo apurou que foram duas fugas, sendo que na sexta-feira (30), um indivíduo empreendeu fuga durante à noite. A outra fuga de dois detentos teria ocorrido no domingo (2), por um buraco cavado na parede de uma das celas da Cadeia. Atualmente são cerca de 430 detentos para uma capacidade de 166 presos.

Foragidos:
Israel Huf
José Augusto Lorencetti
Divair Tiago Santos Barbosa.

Casa de Custódia

Em junho deste ano, o secretário especial de Administração Penitenciária, coronel Élio de Oliveira Manoel, havia anunciado a autorização para elaboração do projeto Arquitetônico, para construção de uma Casa de Custódia, que teria capacidade de receber até 512 presos. Na audiência com o secretário de Estado, o prefeito Cesar Silvestri Filho salientou que uma das metas do seu governo seria à Construção da Casa de Custódia, para que assim seja de-molida a atual carceragem na 14ª SDP, onde funciona o cadeião. A governadora Cida Borghetti também promoveu audiências para discutir o assunto com representantes de Guarapuava. Município disponibilizou um terreno ao governo do Estado, localizado próximo à Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG) e ao Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava (Crag). O Governo do Estado apresentou um novo projeto da Casa de Custódia, alterando o que foi proposto anteriormente à prefeitura.