Saúde  

Xô dengue, xô febre amarela

Ontem (12) e hoje (13), o departamento de Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde de Guarapuava, promovem duas ações importantes na cidade

A campanha vai continuar, dias 12 e 13 fixados com o dia D. Foto: Assessoria Prefeitura de Guarapuava

Nestes dias, haverá o Dia D de vacinação contra a febre amarela e o Dia D de enfrentamento ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses.

Sexta-feira ontem (12), iniciaram as ações contra o mosquito transmissor da dengue. Trata-se de dois dias de trabalho que envolvem 470 pessoas, entre eles servidores municipais e voluntários de saúde, agentes de combate à endemias, 26° GAC, escoteiros, universidades, associações de bairros, conselheiros locais da saúde, Polícia Militar e 5° Regional de Saúde.

“Será uma ação que ocorre todos os anos. As equipes estarão em toda área central de Guarapuava para orientar e fazer vistorias nas residências e estabelecimentos comerciais, para identificação e remoção de focos do aedes aegypti”, informou o diretor da Vigilância Sanitária e Ambiental de Guarapuava, Rodrigo Córdova.

Hoje (13), as UBS do município (Unidades Básicas de Saúde), com exceção das unidades do Guairacá e Primavera, estão abertas para imunização contra a febre amarela. A vacina é recomendada a partir dos 9 meses até 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos precisam de liberação médica.

“Quem já tomou a vacina uma vez, está protegido da doença”, reforçou a chefe de Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

Para tomar a dose é preciso apresentar a carteira de vacinação, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e documento com foto.

 

CALENDÁRIO

A agenda de vacinação contra a febre amarela nas UBS foi atualizada pelo Departamento de Epidemiologia. Uma das orientações é que a população verifique o dia e a unidade na qual a vacina estará disponível. “Estamos com este calendário de vacinação para evitar o desperdício, pois os frascos disponíveis nas UBS são com cinco doses. Cada frasco pode ser utilizado até quatro horas após aberto, então as atendentes das unidades agendam o horário, garantindo que sejam utilizadas todas as doses após a abertura do frasco”, esclarece a chefe de Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

 

SERVIÇO

Mais informações no Departamento de Epidemiologia, pelo telefone (42) 3624-4441. 

 

CRONOGRAMA

Segunda: Santa Cruz, Planalto, São Cristovão, Residencial 2000, Rio das Pedras e Palmeirinha;

Terça: Campo Velho, Paz e Bem, Morro Alto, Primavera, Jardim das Américas e Guará;

Quarta: Adão Kaminski, Jardim Araucária, Xarquinho e Recanto Feliz;

Quinta: Concórdia, Colibri, Xarquinho II, Boqueirão, Santana, Vila Bela, Entre Rios, Jordão, Parque das Árvores, São Miguel e Guairacá;

Sexta: Bonsucesso, Cisgap, Vila Carli e Tancredo Neves.