A secretaria de Saúde segue com a campanha contra a gripe. Os grupos prioritários já chamados devem procurar os postos de saúde até 10 de maio. Nesta primeira fase de vacinação, estão sendo vacinadas crianças com mais de seis meses e menores de 6 anos (5 anos, 12 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (pós-parto), povos indígenas e trabalhadores da área de saúde.
De 12 a 30 de abril foram vacinadas contra a gripe em Guarapuava 7.278 pessoas, menos de 50% da meta estipulada no início da campanha. Dentre elas, 5.332 crianças, 702 gestantes, 208 puérperas e 1.036 trabalhadores na área da saúde. A meta é vacinar 90% desses grupos até o dia 10 de maio. As doses estão disponíveis nas Unidades Báscias de Saúde e no Cisgap.
A secretaria municipal de Saúde alerta que é indispensável que esses grupos procurem a imunização, pois com a chegada do inverno são mais comuns variações nas intensidades da gripe. A vacina contra a influenza utilizada no Brasil, em 2021, é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação (H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria).
A diretora da Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, Chayane Andrade, lembra que a vacina não protege contra o coronavírus.
“Mas é de extrema importância receber a vacina em meio à pandemia. Pois, apesar de não proteger contra o coronavírus, faz com que diminua os riscos de sintomas respiratórios graves e a necessidade de atendimento na rede hospitalar, que se concentra no combate à Covid-19”, afirmou.
Quem deve se vacinar
A primeira fase é destinada para crianças com mais de seis meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e trabalhadores da área da saúde.
Não deve receber esse imunizante quem tomou recentemente uma ou as duas doses contra o coronavírus. É necessário respeitar o intervalo de 15 dias entre as vacinas.
Serviço
Horário: segunda a sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h.
Local: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Cisgap.
As vacinas não estão sendo aplicadas na Upa Batel, Urgência Trianon, Urgência Primavera e na Tenda de Vacinação contra a Covid-19.