Vacinação contra a gripe retorna em Guarapuava

A vacinação contra a gripe está sendo retomada em Guarapuava. Novo lote dos imunizantes já está disponível e a secretaria da Saúde tem como meta vacinar toda a população acima de 6 meses.

A secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação contra a Influenza mesmo durante a pandemia. Dentre os grupos atendidos até agora, que englobam indígenas, crianças, mulheres grávidas ou que tiveram filho recentemente, trabalhadores da saúde, idosos e professores, a cobertura vacinal é considerada baixa, por isso a ampliação da Campanha, agora atendendo toda a população.

Os interessados devem procurar pelos postos de Saúde ou o Cisgap, no centro de Guarapuava.

Para quem foi vacinado contra a Covid-19, é importante observar o espaço de 15 dias entre uma vacina e outra.

Deixe um comentário

Guarapuava implementa vacinação contra tuberculose em recém-nascidos nas maternidades

Aplicações tiveram início na última segunda-feira. A medida visa fortalecer a saúde pública do município

Desde segunda-feira (24), as crianças nascidas nas maternidades de Guarapuava recebem uma importante proteção logo após o nascimento: a vacina BCG. A medida, que visa fortalecer a saúde pública do município, foi oficialmente implementada para facilitar o acesso à imunização e garantir mais segurança para os recém-nascidos. A vacinação já pode ser realizada dentro das maternidades, sem a necessidade dos pais se deslocarem até os postos de saúde.

“Bem melhor que antes, a gente tinha que ir até o posto, às vezes nem tinha a vacina, e tinha que voltar outro dia. Agora, a criança já sai vacinada, já sai protegida. Ficou bem melhor”, afirmou Flávia Boaventura, mãe, satisfeita com a mudança.

A nova estratégia foi pensada com muito carinho pela Secretaria Municipal de Saúde, especialmente para as famílias que moram em áreas mais distantes do centro. “Pensamos principalmente nas famílias e nas crianças que precisavam se deslocar até o Centro de Guarapuava para vacinar o bebê, muitas vezes tendo que voltar em outro dia. Agora, as crianças sairão das maternidades já imunizadas”, explicou a diretora de vigilância em saúde, Marlene Terezinha Borecki.

Além disso, a ação está sendo realizada em conjunto com o programa “Mamãe Guará”, que já realiza visitas às mães e recém-nascidos. A logística da visitação será otimizada para incluir a administração da vacina BCG, garantindo que os bebês sejam vacinados sem que os pais precisem sair do hospital.

A enfermeira, Géssica Silva, reforçou o objetivo de tornar o processo mais simples e eficiente. “O objetivo é facilitar a vida das mães. Elas não precisarão mais se deslocar até a unidade básica de saúde para a vacinação, pois a criança já sairá do hospital com a imunização.”

A ação é uma estratégia importante no combate à mortalidade infantil e na proteção contra as formas graves da tuberculose, como a meníngea e a miliar. “ A vacina BCG será administrada em todas as crianças nascidas nos hospitais de Guarapuava, uma decisão tomada em conjunto com os municípios da 5ª Regional de Saúde”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Brunsfeld.