Nesta segunda-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Campanha de Vacinação da Gripe em todas as unidades básicas da cidade. A meta nessa primeira fase é proteger mais de 30 mil idosos e quase 6 mil profissionais de saúde.
Na UBS da Santana, Silvestre Ferreira, de 62 anos, estava na fila. O morador não hesitou em buscar a vacina e defende a proteção. “É ótimo, não é só importante, é muito bom. Desde que comecei a tomar a vacina não tive mais gripes fortes com tosse e febre”, contou.
Diversos guarapuavanos também aproveitaram para tomar a dose de reforço contra a Covid-19. Dona Raquel Rios, de 72 anos, e o marido Wilson,de 76, enfrentaram a manhã chuvosa para garantir a imunização. “Minha família pegou covid. Fiquei três dias só dormindo, sem comer. Foi difícil. Em dezembro fez um ano. Sempre que tem que tomar vacina eu venho certinho”, declarou a aposentada.
O público-alvo pode tomar as duas vacinas ao mesmo tempo, tanto da gripe quanto da covid-19. A única contraindicação é para quem teve covid-19 recentemente: deve aguardar um mês para tomar a da gripe.
Os idosos acima de 60 anos, durante todo o período da pandemia, estavam mais vulneráveis. Por isso, foi a população priorizada nesse processo da quarta dose da covid e é extremamente importante que todos nessa faixa etária tomem a vacina contra a gripe prevenindo as doenças respiratórias nesse período de maior circulação do vírus influenza “, disse o chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Hiagor Silva.
A primeira fase da vacinação contra a gripe vai até o dia 2 de maio.
Vacina trivalente
A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra dois tipos de Influenza A e um tipo de Influenza B (H3N2).