Unicentro promove três dias de exames preventivos dos cânceres de mamas e colo de útero

Chamar a atenção para a importância da prevenção dos cânceres de mamas e de colo de útero. Esse é o objetivo da campanha Outubro Rosa, realizada todos os anos. Para cumprir esse intuito, ao longo de todo o mês, no Brasil todo, são promovidas ações de conscientização para a necessidade da realização de exames que deveriam ser rotineiros para as mulheres, como o autoexame de mamas, a mamografia e o papanicolau. Na Unicentro, a Unidade Escola de Enfermagem também aderiu ao Outubro Rosa e, por isso, nos dias 18, 19 e 20 estarão sendo realizados atendimentos específicos para as mulheres de toda a cidade de Guarapuava.

“Serão realizados o exame clínico de mamas, a coleta de material para o exame preventivo de câncer de colo de útero e, nos casos que forem necessários, encaminhamento para a realização da mamografia. Durante a consulta de enfermagem, serão feitas todas essas avaliações e exames e ver as necessidades de encaminhamentos para outros profissionais”, explicou a professora Alexandra Madureir

Chamar a atenção para a importância da prevenção dos cânceres de mamas e de colo de útero. Esse é o objetivo da campanha Outubro Rosa, realizada todos os anos. Para cumprir esse intuito, ao longo de todo o mês, no Brasil todo, são promovidas ações de conscientização para a necessidade da realização de exames que deveriam ser rotineiros para as mulheres, como o autoexame de mamas, a mamografia e o papanicolau.

Na Unicentro, a Unidade Escola de Enfermagem também aderiu ao Outubro Rosa e, por isso, nos dias 18, 19 e 20 estarão sendo realizados atendimentos específicos para as mulheres de toda a cidade de Guarapuava. “Serão realizados o exame clínico de mamas, a coleta de material para o exame preventivo de câncer de colo de útero e, nos casos que forem necessários, encaminhamento para a realização da mamografia. Durante a consulta de enfermagem, serão feitas todas essas avaliações e exames e ver as necessidades de encaminhamentos para outros profissionais”, elucidou a professora Alexandra Madureira, que é coordenadora da Unidade.

Os atendimentos ocorrerão na Unidade Escola de Enfermagem, que fica localizada no câmpus Cedeteg da Unicentro. Todas as mulheres interessados em fazer os exames, podem ligar para o telefone 3629-8187 e realizar o agendamento. “O objetivo da ação”, complementou Alexandra, “é sensibilizar as mulheres sobre a prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero. No momento que nós fazemos essa campanha junto com o Outubro Rosa, que é realizado em todo o país, mais do que realizar os exames, queremos sensibilizar as mulheres sobre a promoção e prevenção”.

Encerrando a ação, na tarde de quinta-feira, 20, as professoras e estudantes do curso de Enfermagem, farão os exames preventivos nas mulheres da comunidade Assentamento Rosa. “Nós já estamos realizando algumas atividades, junto com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava, nesse assentamento. Nós percebemos, as dificuldades que elas têm de ir até uma Unidade Básica de referência devido a distância da sua casa até a UBS. Então, juntamente com a comunidade, planejamos essa tarde que será de atendimento exclusivo para essa população”, explicou a docente.

Deixe um comentário

Dengue: Paraná registra mais seis óbitos e 5.181 novos casos

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou nesta terça-feira (01) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados 5.181 novos casos da doença e seis óbitos.

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 99.585 notificações, 25.231 diagnósticos confirmados e 19 mortes.

Os novos óbitos registrados ocorreram entre janeiro e março. São cinco mulheres e um homem, com idades entre 29 e 92 anos, sendo que apenas um dos pacientes, uma mulher de 29 anos, não apresentava comorbidades.

Os pacientes residiam nos municípios de Nova Londrina e Querência do Norte (14ª Regional de Saúde de Paranavaí), Arapongas (16ª RS Apucarana), Porecatu e Florestópolis (17ª RS de Londrina) e Ribeirão do Pinhal (18ª RS de Cornélio Procópio).

No total, 392 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 327 possuem casos confirmados.

As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (6.375); 17ª RS de Londrina (5.634); 15ª RS Maringá (2.707); 12ª RS de Umuarama (2.002) e 19ª RS Jacarezinho (1.386).

Outras Arboviroses – A publicação traz ainda dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 1.085 casos de Chikungunya, com um total de 2.879 notificações da doença no Estado. Quanto ao Zika Vírus, até o momento foram registradas 32 notificações, sem casos confirmados.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.