Nesta segunda-feira (10), iniciou, em Guarapuava, uma nova estratégia de vacinação contra a Covid-19 em todas as UBS’s, de segunda a sexta-feira. A medida adotada pela Secretaria Municipal de Saúde visa ampliar o acesso a todos os moradores.
“Hoje todas as unidades estão aptas para a aplicação de vacinas contra Covid-19, e nós já fizemos rodízios entre elas e, nesse momento entramos numa rotina, pois toda a população de Guarapuava tem que tomar todas as doses, incluindo a de reforço, isso será uma constante. Portanto, ampliamos a dinâmica para que todas as Unidades Básicas de Saúde tenham a aplicação do imunizante diariamente, proporcionando o melhor acesso à nova estratégia”, explicou a coordenadora da campanha, Chayane Andrade.
Segundo o Boletim de Vacinação, no primeiro dia da nova dinâmica em Guarapuava, foram feitas 202 aplicações para a primeira dose, 1031 para a segunda e 3550 doses de reforço.
“É um alívio poder tomar a segunda dose da vacina e saber que estou cuidando da minha saúde e protegendo meus filhos da contaminação, aliás, a imunização é muito importante para todos. O vírus ainda existe e para quem perdeu um conhecido ou um familiar sem ter a chance de se vacinar sabe o quanto é triste, então a campanha é muito necessária para que todos consigam se imunizar e ficar longe disso. Estou ansiosa para a terceira dose”, disse a moradora do Bairro João Paulo II.
Campanha – Até 10 de janeiro, 151.472 pessoas tomaram a dose única ou a primeira dose (82,93%) da população; 122.461, 67,05% com a segunda dose, e 35.697 já tomaram a 3ª dose (19,54%).
Vacinação – Nesta terça-feira (11) foram aplicadas as primeiras doses para pessoas com 12 anos ou mais. A segunda aplicação de vacinas da Astrazeneca (até 16/01), Pfizer (1ª dose há 21 dias), Janssen (1ª dose há 2 meses ou mais); dose de reforço (3ª) para quem tomou a segunda dose há mais de 4 meses e pessoas imunocomprometidas (depois de 28 dias).
A recomendação é procurar a UBS mais próxima da residência com um documento com foto e a carteirinha de vacinação. As doses são limitadas e há distribuição de senhas.
O horário de atendimento das Unidades vai das 8h às 12h e das 13h às 17h, e a entrega de senhas termina uma hora antes da UBS fechar. Para receber o imunizante é preciso apresentar um documento com foto e a carteirinha de vacinação