O ambulatório de Feridas Crônicas da Unicentro é referência no Brasil. Localizado no campus Cedeteg, o projeto ligado ao Departamento de Enfermagem iniciou suas atividades em 2009 e, desde então, oferece tratamento e assistência especializada a portadores de feridas crônicas de diversos tipos, moradores de todas os municípios da 5. Regional de Saúde. A partir das experiências práticas decorrentes desses atendimentos é que o projeto de extensão lançou, pela Editora Unicentro, o e-book “Guia Prático – Feridas Crônicas”.
Segundo a diretora do Ambulatório e organizadora do livro digital, professora Carine Teles Sangaleti Miyahara, esse é um problema de saúde pública complexo, que demanda estudos e pesquisas. Dessa maneira, destaca, o e-book buscou atualizar evidências científicas resultantes da vivencia nos últimos 13 anos do projeto.“Primeiro, é trazer à tona esse problema, que no Brasil ainda as pessoas não têm noção da real complexidade, o quanto é comum, enquanto fora do país, em países desenvolvidos, esse tema é muito debatido, muito divulgado. É uma questão de saúde pública esse problema”.
Além disso, Carine ressalta a importância de colocar o assunto em evidência, propondo maneiras de melhorar a qualidade da assistência para pessoas portadoras de feridas crônicas.
“Com isso, a gente melhora a qualidade de vida delas, a gente diminui custos aos sistemas de saúde, a gente amplia área de pesquisa dentro do âmbito da universidade e ajuda, inclusive, a evidenciar o papel social da extensão universitária para a sociedade. Então, acho que essa é uma das maiores importâncias deste produto”, disse.
A professora Maria Regiane Trincaus, do Departamento de Enfermagem, é autora de um dos textos dos e-book. Durante o lançamento da obra, ela enfatiza a importância de levar as experiências vivenciadas no ambulatório a outros profissionais da saúde.
“Foi exatamente para levar a experiência do nosso Ambulatório de Feridas, a possibilidade da gente mostrar para outros profissionais que é possível tratar feridas complexas. Em alguns momentos, a gente estava mostrando no e-book uma gama grande de tecnologias que são utilizadas no tratamento de feridas, mas que a gente também consegue tratar fazendo uma avaliação adequada desse pessoa com ferida, a gente consegue tratar ele com instrumentos mais básicos, mais baratos, que é o que normalmente a gente acaba vendo nas unidades básicas de saúde.
Obviamente que tudo isso depende da capacitação do profissional que está ali e essa compreensão dessa pessoa com ferida, porque eu não vou tratar a ferida, eu trato a pessoa. Então, eu preciso ter essa compreensão da pessoa como um todo para eu poder pegar todas as comorbidades, todas as nuances que interferem no tratamento dessa ferida”, relatou a docente.
O diretor do campus Cedeteg, professor Ricardo Miyahara, salienta a importância da extensão universitária na pesquisa e no suporte gratuito para o público que necessita de atendimento.
“O campus Cedeteg tem muito orgulho desse projeto, o atendimento de feridas crônicas e de outros tipos de feridas difíceis de serem curadas. Essas ações têm dado bons resultados para nós como, por exemplo, um projeto de extensão que atinge exatamente o público que necessita desse atendimento, é desenvolvido também projetos de pesquisas vinculados a esse atendimento e até inovação tecnológica por trás dessa atividade. Então, o e-book é um dos frutos, um dos produtos por trás desse projeto grande que nós temos aqui no campus”.
A enfermeira Lucelia Santos, responsável técnica da área de enfermagem da Atenção Primária à Saúde do estado do Rio de Janeiro, participou virtualmente do evento e destacou o papel relevante da pesquisa sobre o assunto também para a população que necessita da assistência e tratamento de feridas.
“É um momento muito importante, marca mais uma página na história da enfermagem no Brasil, e das pessoas que militam por um cuidado de qualidade a pessoas que têm suas histórias atravessadas por uma lesão, que não é só uma lesão, tem todo um contexto da realidade de pessoa, de indivíduo, de família, do cenário e contexto em que aquela pessoa está inserida”, elocubra.
O e-book “Guia Prático – Feridas Crônicas” pode ser baixado gratuitamente através da página da Editora da Unicentro, no site da universidade.