Terceira etapa da vacinação contra a gripe vai até sexta-feira

Nesta segunda-feira (11), teve início a terceira etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Em Guarapuava, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Cisgap ofertarão a vacina para o público-alvo dessa etapa, que são crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes, mães em período pós-parto (até 45 dias) e pessoas com deficiência física ou intelectual.

Para que os integrantes do grupo desta etapa recebam a dose da vacina é necessária a apresentação do exame positivo ou carteirinha pré-natal, para as gestantes; e da certidão de nascimento do bebê, para mães no pós-parto. Já para portadores de deficiência física ou intelectual é preciso apresentar laudo, declaração, atestado médico, comprovação do benefício de prestação continuada BPC ou documento de aposentadoria da pessoa com deficiência.

Esta etapa da campanha de vacinação contra a gripe seguirá até 15 de maio.

 

Deixe um comentário

Em parceria com Unicentro, Estado inaugura a clínica-escola de Guarapuava

A unidade beneficiará 22 municípios da região, atendidos pelo SUS, além contribuir com a formação de estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia

Guarapuava passa a contar com uma clínica-escola da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Inaugurada pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (24), a nova unidade acadêmica de atendimento foi instalada na Cidade dos Lagos, bairro que vem se consolidando como um polo de inovação em saúde, integrando pesquisa científica, tecnologia aplicada e formação de profissionais alinhados às demandas atuais nesta área.

Com investimento de R$ 9 milhões do Tesouro Estadual e de recursos próprios da Unicentro, a clínica-escola vai beneficiar a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, entre outras áreas relacionadas, para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A estrutura soma mais de 2.000 metros quadrados de área construída.

Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a nova clínica simboliza o fortalecimento do eixo entre ciência, tecnologia e saúde pública no Paraná. “Esta clínica é um marco para a educação e a saúde na nossa região. Além de levar atendimento de qualidade à população, ela oferece aos alunos a oportunidade de aprender na prática, dentro de um ambiente preparado para o ensino”, destacou.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou o compromisso do Governo do Paraná com a aplicação do conhecimento acadêmico na solução de problemas regionais.

“Estamos trabalhando, cada vez mais, para alinhar ensino, pesquisa e extensão às demandas reais da população paranaense com nossos ativos tecnológicos, laboratórios, professores e pesquisadores focados em desenvolver soluções que impactem positivamente a vida das pessoas, isso em diversas áreas”, afirmou.

Centro de Excelência – Projetada como um centro de excelência em saúde pública e formação acadêmica e profissional, a clínica-escola da Unicentro abriga 19 consultórios, farmácia, postos de enfermagem, salas de triagem, imunização, curativos, procedimentos e esterilização. Além da finalidade acadêmica, o local atenderá pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava e de outros 22 municípios da região, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS).

O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, apontou a relevância da obra para a comunidade. “A nossa Clínica-Escola é um sonho realizado pela comunidade universitária e a população de Guarapuava e região. Este espaço é voltado ao ensino, à pesquisa e, principalmente, ao atendimento via SUS”, destacou.