A Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG), está promovendo, em parceria com a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), uma promoção de saúde para os servidores.
De acordo com a professora Kátia Pereira de Borba, o objetivo é cuidar da saúde da população de uma forma geral.
“Essa é uma ação feita dentro de uma disciplina do curso de enfermagem, que é a disciplina de saúde coletiva. A proposta é cuidar da saúde da população de uma forma geral. O nosso principal objetivo nessa ação, é identificar fatores de risco de pessoas adultas, que envolvem a questão da diabetes mellitus e da hipertensão arterial”, esclareceu Kátia.
Desta forma, os colaboradores realizaram exames de rotinas e receberam orientações sobre os cuidados com a saúde. Além disso, na próxima semana os funcionários receberão os resultados dos exames e direcionamento de como agir nos casos mais críticos e de risco.
Conforme o prefeito Celso Góes, essa ação é de muita relevância tanto para os servidores quanto para a população.
“Na minha gestão, é fundamental que as pessoas tenham acesso à saúde de qualidade. O trabalho exercido por esses servidores é de extrema importância para o funcionamento da cidade. Por isso, é necessário que eles estejam cem por cento bem. Promover ações desta natureza tem uma relevância fundamental”, ponderou Góes.
Segundo o diretor-presidente da SURG, Halmuth Brandtner, por meio da ação, mais saúde e bem-estar estarão disponíveis para os servidores.
“Queremos que os nossos servidores estejam com a saúde em dia para desempenhar da melhor forma o seu trabalho. Por isso, fechamos a parceria com o curso de Enfermagem da Unicentro, para promover bem-estar e saúde para os colaboradores”, afirmou Brandtner.
A ação tem atingido seu objetivo de proporcionar qualidade de vida. Este é o caso do servidor Aldebaran Andruki de Lima, que conta como a produção melhora quando a saúde está em dia. “A importância é a qualidade de vida para os funcionários. Eu acho que até mesmo a produção melhora quando a gente está bem de saúde e saúde mental em dia também”, enfatizou Aldebaran.