O sábado foi de comemoração para os primeiros bombeiros e policiais de Guarapuava que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
O lote com 80 doses chegou ao município nesta sexta-feira (02) e é destinado às Forças de Segurança e Atendimento de Emergência. “Nós não paramos em momento algum. Com a vacina diminuímos o risco de contaminação para continuar prestando os serviços que têm grande importância para a população”, declarou o bombeiro Sérgio Miranda.
Para os policiais a sensação também é de maior tranquilidade no trabalho diário. “Infelizmente tivemos mortes de polícias que estavam na linha de frente. A gente espera que todos sejam imunizados o mais breve possível”, disse o policial Roberto Ross.
As Forças de Segurança, a princípio, seriam imunizadas na fase 4 da campanha, mas o Plano Estadual foi revisto antecipando a vacinação de quem trabalha nas ruas e faz o atendimento de emergência. “A gente corre o risco de se contaminar e levar o vírus para dentro de casa. Então, é uma grande conquista ficar menos exposto.”, declarou a policial civil Gislaine Ferreira.
Primeira Doses – Outro lote com 80 doses chegaram à Guarapuava na nova remessa e, juntamente com 60 doses residuais, foram destinadas para a proteção de idosos com 68 anos ou mais. Depois de um mês, Dona Helena Andrade finalmente saiu de casa para tomar a vacina.
“Tava muito ansiosa, não sai do portão pra fora! Hoje vim tomar pela segurança da gente e das outras pessoas que a gente convive também”, falou emocionada.
A vacinação para pessoas com menos de 68 anos segue suspensa no município até a chegada de novos lotes.
“Aguardamos a vinda de novas vacinas para retomarmos o calendário contemplando pessoas que tem entre 60 e 67 anos. Infelizmente, as doses recebidas não foram suficientes para continuar a programação. Assim que chegarem as vacinas, vamos divulgar as novas datas e idades”, explicou Chayane Andrade, coordenadora da Campanha Guarapuava Imunizada.
Segundas Doses – A aplicação das segundas doses segue normalmente na Central de Vacinação da Praça Cândido Xavier. Basta o idoso levar a carteirinha e um documento com foto para receber o reforço da vacina.